janela descendo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cristina é a quinta líder da América Latina a ter câncer nos últimos anos

Diagnosticada com câncer de tireoide, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é a quinta líder da América do Sul a ser acometida pela doença nos últimos anos. Antes dela seu colega paraguaio, Fernando Lugo, a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff, o venezuelano Hugo Chávez e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já haviam lutado contra a enfermidade.
Veja mais detalhes:
CRISTINA KIRCHNER
A presidente da Argentina foi diagnosticada com um câncer na tireoide e será operada no dia 4 de janeiro. O comunicado do governo dia que Cristina se submeteu a exames de rotina no dia 22 de dezembro, quando "se detectou um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tireoide". De acordo com o jornal "Clarín", este é o tipo de câncer mais comum a atingir a tireoide, e ocorre com mais frequência em mulheres do que em homens, com taxa de sobrevivência superior a 95%.
Reeleita em outubro com 53,07% dos votos, para mais um mandato de quatro anos, Cristina assumiu o poder há apenas duas semanas, após a morte do marido, Néstor Kirchner, que sofreu um ataque cardíaco aos 60 no fim de 2010.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
O ex-presidente brasileiro (2203-2010) de 66 anos, foi diagnostica com um tumor na laringe no fim deste ano, quando começou um tratamento de quimioterapia. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), este é o tipo mais comum de câncer entre os homens e representa 25% dos tumores malignos que atingem a região da cabeça e pescoço.
Reuters/Efe
Montagem mostra, da esquerda para a direita, Fernando Lugo, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez
Montagem mostra, da esq. para a dir., Fernando Lugo, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez

DILMA ROUSSEFF
A presidente do Brasil, de 63 anos, foi diagnosticada ainda em 2009 com um câncer no sistema linfático, e desde setembro do mesmo ano, após tratamentos, foi considerada curada. Ela assumiu o poder em janeiro de 2011.
FERNANDO LUGO
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, de 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Após submeter-se a seis sessões de quimioterapia em São Paulo e em Assunção, sua equipe médica disse que os tumores haviam desaparecido. Eleito em 2008 com um mandato de cinco anos, ele deve ficar no poder até agosto de 2013.
HUGO CHÁVEZ
O presidente da Venezuela, de 57 anos, foi diagnosticado com câncer no fim de junho deste ano. Sem precisar exatamente ao público de que tipo de câncer sofria, e em que local específico se seu corpo estava o tumor, o líder limitou-se a dizer que passou por uma cirgurgia em Havana no dia 20 de junho para a retirada do tumor maligno.
Em outubro Chávez disse que, após submeter-se a quatro sessões de quimioterapia, em Havana e Caracas, tinha bons resultados de sua recuperação. No poder desde 1999, o líder pode concorrer em 2012 a um terceiro mandato de seis anos.

Fonte: Folha.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág