janela descendo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Retardatário IR - Receita põe novo sistema no ar

São Paulo A partir de 8h de hoje (hora de Brasília), a Receita Federal disponibiliza para os retardatários o novo programa para declaração do imposto de renda 2012. Essa versão é direcionada para quem não entregou os dados até o último dia 30 de abril, e gera a notificação da multa por atraso na entrega e o respectivo Darf para pagamento.

Isso vale tanto para o contribuinte que tiver restituição como para aquele que ainda tiver imposto a pagar. Neste caso, será preciso também imprimir o Darf para pagar a primeira parcela (ou única), que vence no dia 31 deste mês. Essa cota terá correção de 1%.

A multa para quem entregar com atraso é de 1% ao mês sobre o IR devido. A multa mínima é de R$ 165,74; a máxima, de 20%. Se não houver imposto devido, a multa é de R$ 165,74.

Retificação
O contribuinte que já enviou a declaração e tiver de retificá-la não precisa baixar o novo programa. O Receitanet, para enviar a declaração, não será modificado. Basta retificar o que estiver errado (na ficha Identificação do Contribuinte é preciso indicar que se trata de declaração retificadora) e enviar.

Ontem, o contribuinte que não declarou também não pode acessar o sistema porque a Receita, à meia-noite, desligou o sistema anterior de recepção das declarações. Assim como no Ceará, onde mais e 560 mil de pessoas chegaram a declarar o IR, o número de envios de dados no País também superou as expectativas da Receita, com 25,2 milhões de declarações


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág