janela descendo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Construção de Pecém começa em 17 de julho, diz Vale


Por Mônica Ciarelli e Glauber Gonçalves
Rio - A Companhia Siderúrgica do Pecém, projeto da sociedade da Vale com as coreanas Dongkuk e Posco no Ceará, terá sua construção iniciada em 17 de julho, informou nesta quarta-feira o presidente da mineradora, Murilo Ferreira. O executivo participou de teleconferência com jornalistas para falar da obtenção da licença prévia para o projeto S11D, no Complexo de Carajás. "A partir de 17 de julho, vamos ter o andamento físico do projeto", declarou.
Sobre o projeto da Aços Laminados do Pará (Alpa), o Ferreira afirmou que a terraplenagem foi toda feita e o projeto de engenharia está "muito desenvolvido". "Nós já gastamos US$ 300 milhões só com isso. Estamos lá para fazer o projeto da Alpa e essa decisão não foi dada hoje." Segundo o presidente da Vale, as fundações da usina ainda não começaram porque faltam definições sobre a logística. "Você não pode colocar alguns bilhões de dólares no projeto para depois pensar em como vai receber o carvão e como vamos escoar o produto siderúrgico."
O executivo disse confiar que as autoridades paraenses terão uma definição sobre o assunto de logística nos próximos meses, o que permitiria à Vale seguir em frente com o projeto.
Questionado sobre a origem dos investimentos que serão aplicados pela Vale no projeto S11D, em Carajás, Ferreira revelou que serão utilizados recursos de geração de caixa, além de linhas de financiamento. Ele citou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de linhas no Canadá, sem dar detalhes, e mencionou a possibilidade de emissão de bônus. A estruturação da operação ainda depende de planejamento da área financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág