Sine/IDT não atribui o maior número de solicitações de seguros diretamente ao aumento de demissões

Neste ano, o número de pedidos de seguro desemprego foi 17% maior do que o anotado em igual período de 2010
No primeiro bimestre de 2011, só no Estado do Ceará, cerca de 36 mil trabalhadores formais solicitaram o seguro-desemprego, segundo informações do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), unidade executora da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O número revela crescimento de 17% em relação a igual período do ano passado.
Só no mês de fevereiro deste ano, a quantidade de pessoas que deram entrada no benefício foi 29% maior do que a de igual período de 2010.
Foram mais de 19 mil trabalhadores, o que contabilizou cerca de R$ 49,9 milhões, valor 23,6% superior ao que foi despendido em fevereiro de 2010.
Para Júlia Colares, coordenadora do seguro-desemprego do Sine/IDT, a explicação para esse aumento pode estar no período em que a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) esteve em greve, no ano passado. "A gente não pode dizer que é só a questão das demissões. Se deve também às nossas unidades terem sido mais procuradas", avalia Colares.
Júlia reitera que o alto número de seguros requeridos é uma garantia de que os direitos trabalhistas estão sendo assegurados e reconhece a importância e o crescimento do emprego formal. Para ela, "demissão e desemprego é sempre uma coisa negativa para qualquer pessoa, mas por outro lado tem o emprego formal, onde os direitos estão sendo garantidos".
Como requerer
O seguro-desemprego é um benefício cujo objetivo é dar assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e auxiliar os trabalhadores na busca ou preservação de emprego.
Para requere-lo, o desempregado deve apresentar nos postos da Superintendência Regional do Trabalho ou do Sine/IDT, requerimento do Seguro-Desemprego em duas vias, o cartão do PIS-Pasep atualizado, a CTPS, o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho quitado; documentos de identificação, os três últimos contracheques dos meses anteriores ao mês de demissão e documento levantamento dos depósitos do FGTS.
fonte:DN 18.04.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário