janela descendo

domingo, 6 de novembro de 2011

Despedida com panquecas!

Após uma participação breve – mas literalmente deliciosa – na nossa seção Mulheres pelo Mundo, a chef Patrícia Escobar se despede de nós. Depois de uma temporada na Suíça, ela volta para o Brasil. De quebra, nos deixa uma receita especial de panquecas.

Depois de viver dois anos na Suíça, decidi retornar ao Brasil. Há vários elementos que fizeram parte dessa decisão. Na hora de fazer a lista de prós e contras, no entanto, a Suíça, como lugar pra viver, pesou apenas como pró.
As coisas lá fluem de forma fácil. Desde os trens e barcos que velejam nos lindos lagos, até o sistema de banco, correio e a ausência das burocracias que muitas vezes nos tiram do sério no Brasil.
Claro que não existe lugar perfeito. Mas a Suíça chega bem perto disso.
Se eu pudesse pegar todas as pessoas queridas que ficaram no Brasil, colocar numa maleta e levá-las comigo pra morar por lá, não pensaria duas vezes. Mas não dá. E aí a saudade aperta! A vida vai passando e a gente vai vendo que muita coisa acaba sendo perdida: o casamento dos amigos, o aniversário de um familiar querido, o sobrinho que vai crescendo rápido e a gente não vê. Tudo isso pesa. Só que a  carreira internacional promissora, a experiência internacional e o ar puro das montanhas também ficam martelando na cabeça…
Como escolher?
A verdade é que nenhuma escolha é pra sempre. Eu posso acordar amanhã e decidir que meu lugar é lá no meio das montanhas geladas. No momento, porém, opto pelo verão que está por vir, pelos cafés da manhã com amigos, pelo boteco com cerveja gelada nos fins de semana e pelo trânsito de São Paulo. Porque quando se está com saudade, nem dá pra enxergar os defeitos.
Como sei que uma das coisas que meus amigos brasileiros mais sentiam saudade eram as panquecas estilo americanas que eu sempre fazia, deixo aqui a minha receita.
É fácil de fazer, veja só:
Ingredientes:1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga derretida
3 gotas de essência de baunilha

 Modo de preparo:- misture todos os ingrediente secos (farinha, açúcar, fermento e sal);
- em outro recipiente, bata o ovo com um garfo e misture o leite, a manteiga e a essência de baunilha;
- com um batedor de arame, junte a mistura seca à mistura líquida;
- em fogo médio, aqueça uma frigideira grande e anti aderente (você pode untar um pouco a frigideira com óleo);
- com o auxílio de uma concha (ou colher caso queira fazer mini panquecas) despeje a mistura na frigideira quente;
- observe as bordas das panquecas: se ela já estiver sequinha e a massa estiver começando a formar bolhas em cima, é hora de virar!
- vire e deixe dourar do outro lado;
- é importante prestar atenção na temperatura, já que cada fogão é diferente do outro. As primeiras panquecas podem servir como teste;
- elas devem crescer (por conta do fermento) e ficar altas. É bem diferente da nossa panqueca que é bem fininha e pra enrolar o recheio.
- Sirva com manteiga, mel, geléia, nutella ou o que mais você tiver vontade!

Tudo de bom!

fonte: Mulher 7X7 - Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág