Onze casos de gripe suína foram confirmados em Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará, a 261 quilômetros de Fortaleza. As confirmações foram feitas na noite de sexta-feira (25), após análise de amostras de sangue no Laboratório Central do Estado (Lacen).
O clima em Pedra Branca é de atenção. De acordo com a administradora do Hospital Municipal São Sebastião, Geânia Landim, a população está recebendo orietanção por rádio, com os cuidados básicos para coibir o avanço da doença. Segundo ela, todos os pacientes com casos confirmados estão em casa e todos os casos são de gravidade leve a moderada.
"Começamos a notificar essaa demanda (sintomas) aqui no hopsital nos dia 18, 21, 22 e 23. Foram colhidas 21 amostras. E, então, foram confirmados 11 casos", diz Geânia. Na quinta-feira (24) esteve em Pedra Branca o ex-secretário da Saúde do Estado, o médico infectologista Anastácio Queiroz, atualmente no Hospital São José, em Fortaleza. Uma equipe de Epidemiologia da Secretaria da Sáude do Estado (Sesa) também foi a Pedra Branca.
De acordo com Geânia, os casos começaram a surgir em uma escola de ensino profissionalizante e envolve adolescentes de 15 a 20 anos. As possíveis causas para a confirmação da doença estão sendo investigados.
"Nenhuma pessoa está internada. estamos orientando as pessoas e não existe nenhum caso grave", completa a administradora.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário