Fazer uma tatuagem é uma decisão difícil. Segurança e determinação são fundamentais na hora de marcar a pele. O desenho pode acabar fazendo parte do corpo ao longo de toda a vida. Além do investimento inicial, se livrar de uma tatuagem no futuro pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Mesmo sabendo disso, existem pessoas que fazem uma tatuagem e depois se arrependem. Alguns simplesmente enjoam, outros não gostam da pintura. E tem gente que, por questões profissionais, não quer mais exibir o traçado no corpo. Mas é aí que vem o problema: como se livrar da tatuagem?
Na medicina corretiva, existem algumas técnicas disponíveis, como a dermoabrasão, em que a pele é esfoliada com uma espécie de lixa cirúrgica, e a excisão, uma cirurgia local em que o médico retira com o bisturi a tatuagem e depois fecha o ferimento.
Entretanto, a única capaz de produzir efeitos satisfatórios a ponto de não deixar qualquer tipo de marca é a remoção a laser. Isso a chega ser um consenso entre grande parte dos dermatologistas e pacientes.
Quem já experimentou a técnica garante que é eficaz. Esse é caso da publicitária Adriana Calixto. Depois de 20 anos com uma tatuagem no pulso, ela decidiu retirá-la. Ao todo, foram nove sessões de laser até acabar o tratamento. "Quando eu fiz, era muito jovem. Com o passar do tempo decidi que não queria mais ter. A mesma dor para fazer foi a para tirar".
O processo de retirada, aparentemente, é bem simples, mas não é recomendado para todos. Além disso, não existem garantias de 100% de sucesso. “Tudo vai depender de como se comporta o organismo do paciente” garante o dermatologista Daniel Gontijo.
De acordo com o médico, peles mais escuras não reagem muito bem ao tratamento. A cor do desenho na pele também pode influenciar. “Quanto mais
escura a tatuagem, mais fácil de remover”.
A ordem dos pigmentos por critérios de resposta ao tratamento seria: preto, azul, verde, vermelho e amarelo. “A cor branca é quase impossível de remover”, completa.
Daniel revela ainda que, na atualidade, as tatuagens estão mais profissionais, o que significa que as tintas têm melhor qualidade e, consequentemente são muito resistentes. “Desenhos mais elaborados e coloridos exigem mais sessões de laser”, completa.
Na média, uma tatuagem de até 30 cm pode levar de 12 a 13 sessões se tiver poucas cores. O preço de cada sessão vária de acordo com o caso, mas sai em média R$ 300. Se tomarmos por base esses dados, pode-se concluir que é bem mais caro e doloroso remover do que fazer.
OTEMPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário