Um dos peixes mais nobres da região e cuja carne é matéria prima de pratos deliciosos, o pirarucu da Amazônia será o foco das atenções em 12 de novembro, na cidade de Rolim de Moura (RO). Nesse dia, acontecerão o 5º Festival Gastronômico do Pirarucu e também o 1º Workshop de Piscicultura com Peixes Nativos.Os eventos fazem parte da agenda do Projeto Pirarucu da Amazônia – durante o dia, agenda de palestras seguidas de debates e, à noite, jantar com serviço e degustação de diversos pratos com o peixe, considerado o bacalhau do Norte brasileiro.
Além do pirarucu, também constam da programação, principalmente do workshop, peixes como tambaqui, peixes tropicais e, principalmente, sua criação em cativeiro. As palestras ocorrerão no auditório da faculdade Farol de Rolim de Moura, com a presença de estudantes, piscicultores e técnicos da área.
Estima-se que haja em RO em torno de 1.500 produtores de tambaqui, comercializando 16 mil toneladas/ano, enquanto 100 produtores trabalhem com o pirarucu.
Agenda
O Workshop começa às 10h, com a palestra sobre manejo e engorda de pirarucu em cativeiro, com Jacob Kehdi, consultor do Sebrae; às 11h30, o enfoque será a rastreabilidade e melhoramento genético do tambaqui em cativeiro, com Danilo Streit, professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Às 15h, Maurício Chiecco Filho, consultor do Sebrae, mostra estudo mercadológico da cadeia piscícola rondoniense; Andrio José de Aquino Marques, da Nutrizon, apresenta manejo e alimentação de peixes tropicais amazônicos. A reprodução de pirarucu em cativeiro fecha a agenda, a cargo de Martin Helverson, também consultor do Sebrae.
Todas as apresentações serão seguidas de esclarecimentos a dúvidas existentes.
Sabores
O 5º Festival Gastronômico do Pirarucu acontecerá no CTG e tem como proposta divulgar e incentivar o consumo do pirarucu fresco de cativeiro produzido em Rondônia. Estima-se em 600 pessoas o público presente ao evento, já tradicional nos calendários culinário e turístico de Rondônia.
Entre os pratos que serão degustados no jantar estão pirarucu assado com molho de chimichurri, pirarucu ao molho do conde, pirarucu ao molho da castanha, pirarucu encontro das águas, com escalopes grelhados com molho três queijos, vinho branco e redução de açaí e pirarucu a belle munier, com alcaparras, champignon, camarão e manteiga de limão. As entradas serão bolinho e cheviche de pirarucu.
fonte: www.rondoniadinamica
Nenhum comentário:
Postar um comentário