Sob forte chuva, a escola de samba Beija-Flor abriu na noite deste domingo (8) a temporada de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola de samba conseguiu cumprir com maestria a tarefa. Cerca de dois mil componentes compareceram para defender as cores da agremiação de Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense.
Mesmo sem a presença de carros alegóricos e do colorido das fantasias, os ensaios técnicos são uma boa oportunidade para as escolas testarem a evolução e o canto dos seus integrantes. A Beija-Flor aproveitou para mostrar que é sempre uma forte concorrente ao título, ainda que debaixo de chuva. Aliás, o aguaceiro parece ter animado ainda mais os sambistas, que cantaram o samba-enredo até a Praça da Apoteose.
Este ano a azul e branca fará uma homenagem à cidade da cantora Alcione com o enredo São Luís ¿ O Poema Encantado do Maranhão, desenvolvido por carnavalescos que integram uma comissão de carnaval.
São Luís também é local de nascimento do saudoso Joãosinho Trinta, carnavalesco que revolucionou a estética da folia carioca e ajudou a Beija-Flor a se tornar famosa, conquistando vários títulos de campeã do Sambódromo. Para homenageá-lo no treino, a direção da escola de samba confeccionou uma faixa que abriu o evento: "Joãosinho Trinta, a Família Beija-Flor se orgulha de ter feito parte da sua história", dizia. No desfile oficial já se sabe que o último carro da Beija-Flor é dedicado ao carnavalesco, que faleceu no dia 17 de dezembro de 2011.
Como é tradicional, sempre que acontece o primeiro ensaio técnico do ano da Beija-Flor no Sambódromo do Rio há um rápido ritual religioso na esquina da Avenida Marquês de Sapucaí com a Marquês de Sapucaí. De acordo com Laíla, diretor de carnaval da agremiação, o local é defumado para abrir os caminhos e trazer energias positivas.
Sambódromo em obras
As obras para a ampliação do Sambódromo do Rio de Janeiro estão em andamento. O local ganhará novas arquibancadas e camarotes, alcançando capacidade superior aos atuais 60 mil lugares. Por causa das obras, a direção da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu não realizar a lavagem da pista da Sapucaí com a participação das baianas das agremiações. O encontro de todas as baterias do Grupo Especial, que aconteceria na noite deste domingo antes do ensaio da Beija-Flor, também foi cancelado pelo mesmo motivo ¿ as obras.
O Sambódromo está previsto para ficar pronto no dia 12 de fevereiro, com uma cerimônia de entrega das obras por parte do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Nesta mesma data acontecerá o teste de som e iluminação da pista com o ensaio final da Beija-Flor.
fonte: Google Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário