janela descendo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Brasil concede visto à blogueira


Clique para Ampliar
FOTO: DIVULGAÇÃO
Sánchez vai participar de estreia de filme em que foi personagem na Bahia
Apesar do apoio brasileiro, Yoani Sánchez precisa de autorização do governo cubano para viajar
Brasília O Ministério das Relações Exteriores anunciou ontem que concedeu o visto de turista para a blogueira cubana Yoani Sánchez, que faz oposição ao regime e tem seus pedidos para sair do país regularmente negados pela burocracia local. Esta é a quinta vez que a ativista tenta viajar ao Brasil.

O anúncio ocorre poucos dias antes da visita da presidente Dilma Rousseff à Cuba, no próximo dia 31, quando irá se encontrar com o ex-ditador Fidel Castro.

"A senhora Yoani Sánchez, de nacionalidade cubana, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estreia do documentário ´Conexão Cuba-Honduras´, em Jequié (BA), prevista para o dia 10 de fevereiro próximo", diz a chancelaria brasileira em um comunicado oficial, acrescentando que o pedido foi encaminhado no último dia 20 e já foi aprovado pela Embaixada brasileira em Havana.

Sánchez é personagem do filme, que trata sobre liberdade de imprensa em Cuba e Honduras.

Autora de um blog em Havana, ela é uma das vozes mais críticas de Cuba. Sánchez disse já ter recebido outros vistos para viajar ao exterior, mas desde 2004 não obteve a permissão de saída. De acordo com as leis de imigração cubanas, a população precisa de permissão do governo para deixa o país.

"Já tenho o visto para o Brasil. Agora falta o mais difícil, a permissão de saída", disse a cubana em sua conta no Twitter.

O governo de Raul Castro considera Yona Sánchez e outros dissidentes como "mercenários" a serviço dos ideais dos Estados Unidos e de outros inimigos da ilha na Europa.

Na terça-feira (24), a blogueira lamentou no Twitter à censura a que é submetida pelo governo cubano. "Algum dia poderei ´tuitar´ de verdade e não a cegas como agora, responder suas perguntas, participar de debates e me conectar à Internet", disse.

Intercessão
Yoani Sánchez disse ter entregado um requerimento à embaixada brasileira em Havana, pedindo a intercessão de Dilma em sua vinda ao Brasil na terça-feira. "Ainda não consegui o visto para o Brasil, mas já entreguei a carta @Dilmabr na sexta-feira passada na embaixada em Havana", afirmou.

Ela aproveitou a viagem de Dilma para comparar sua trajetória de dissidente política à da presidente. "Vi a foto de @Dilmabr jovem sentada no banco dos acusados e julgada por homens com a cara coberta. Eu também me sinto assim".

No dia 6 de janeiro, a dissidente já havia publicado um vídeo pedindo ajuda da presidente brasileira para vir ao País. No mesmo dia, em carta enviada ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamorra, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pediu a permissão de Cuba para a visita. N início do mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sugeriu Sánchez pedisse a ajuda de Dilma.

FIQUE POR DENTRO
Defensora da liberdade de expressão
Formada em Filologia, Yoani Sanchez alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro. É conhecida por seu blog "Generación Y", editado desde abril de 2007, com dificuldades, porque não pode acessá-lo de casa, e por isso definiu-se como uma blogueira "cega". Em um de seus editoriais, a revista norte-americana "Time" incluiu a blogueira na lista das "cem pessoas mais influentes de 2008", dizendo que "debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, Sánchez exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: liberdade de expressão".


fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág