janela descendo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cientistas de São Paulo desenvolvem protetor solar que combate rugas e flacidez


Um filtro solar que protege contra a radiação ultravioleta e ainda diminui as rugas. Esse é o projeto de pesquisa de um grupo da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Além dessas vantagens, o produto ainda pode melhorar a textura e elasticidade da pele e estimular a renovação celular.
Na fórmula, estão dois tipos de substâncias fotoprotetoras, extratos vegetais de Ginkgo biloba e algas marinhas. Também foram adicionadas vitaminas A, C e E. O acréscimo das vitaminas tinha como objetivo melhorar as condições gerais da pele.
Para o estudo, o primeiro passo foi desenvolver filtros fotoestáveis, ou seja, capazes de permanecer ativos na presença de luz. Para isso foram combinados filtros químicos (orgânicos), moléculas que absorvem os raios, e físicos (inorgânicos), que refletem a radiação.
O laboratório francês Evic, parceiro do grupo de pesquisa, atestou a compatibilidade dérmica do produto e segurança para o uso cosmético. Os extratos vegetais ajudam que a pele fique livre de danos no verão e no inverno e não sofra com mudanças bruscas de temperatura. Segundo os cientistas, a fórmula está pronta para ser comercializada, mas não houve contato com as empresas do setor. Parte do estudo foi publicado na revista Journal of Investigative Dermatology. 

O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág