janela descendo

domingo, 15 de janeiro de 2012

O santuário Franciscano é o principal ponto de devoção em Canindé

Considerada o maior santuário franciscano da América, Canindé recebe a segunda maior peregrinação do mundo
Canindé Diariamente, chegam à esta pequena cidade franciscana romeiros de várias partes do Nordeste. Muitos deles vivenciam o ritual de passagem por Juazeiro do Norte. Contudo, a grande movimentação se dá mesmo em Canindé, a partir do início do segundo semestre, seguindo até o mês de fevereiro. Embora esse período de visitação mais intensa se dê também na terra do Padre Cícero, Canindé recebe, a cada ano, cerca de 1,5 milhão de romeiros, segundo estimativa da assessoria do santuário da cidade. O Município passou a ser destino da segunda maior peregrinação do mundo, estando atrás apenas de Assis, na Itália, terra natal de São Francisco. Somente durante as festividades alusivas ao santo, mais de um milhão de pessoas passam pela cidade. Além do santuário, Canindé conta com atrativos para os romeiros, cuja maioria é composta por pessoas dos sertões do Nordeste.

Um zoológico também é atração para os devotos de São Francisco, além de uma estátua de 30,5 metros construída em 2006, no bairro Palestina, que passou a ser um dos locais de visitação estratégicos. É a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo. Desde que o monumento foi inaugurado, a visitação é crescente no local. É onde as pessoas rezam e deixam seus pedidos, representados pelas fitinhas amarradas nas grades de ferro.

Segundo a assessora de romarias do santuário, Kaline Araújo Sousa Martins, o setor informal passa a ter um crescimento significativo durante as romarias, favorecendo o comércio da cidade e a geração de empregos. Atualmente, Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.

Canindé e Juazeiro do Norte atualmente possuem basílicas. Essa designação tem o reconhecimento do Vaticano para os principais destinos de peregrinos. Mas é importante ressaltar que são duas situações diferenciadas, mesmo que os romeiros busquem o divino em ambas, tendo como intercessores os santos de cada lugar. Enquanto Padre Cícero ainda não tem o reconhecimento oficial da Igreja, São Francisco foi canonizado.
Crescimento
Kaline avalia que a festa tem crescido muito nos últimos anos e que um aspecto positivo desse processo é a organização, que tem sido intensificada. Entretanto, um fator comumente apontado nessas áreas de crescente visitação é a ausência de uma infraestrutura que contemple melhores condições de recepção aos romeiros. O próprio santuário conta com abrigos para hospedagem dos romeiros. "São pessoas que chegam aqui de vários lugares e são apenas recepcionados para terem um local seguro para ficar", diz a assessora.

A festa de São Francisco normalmente acontece de 24 de setembro a 4 de outubro. A presença dos romeiros na cidade acaba prolongando mais a festa de fé que segue.

É comum durante o mês de outubro se verificar a cidade de Juazeiro do Norte com uma presença maior de devotos de São Francisco. São homens, mulheres ou crianças vestidos com a túnica franciscana.
FIQUE POR DENTROCapela de São Francisco data do século XVIII
Em 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas. Contudo, o terreno teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo a capela de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três setes, referente ao ano de 1777, contribuiu para a interrupção das obras, até 1793.
Mais informações
Santuário de São Francisco de Assis das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro
Canindé - Ceará
Telefone (85) 3343.0047
Orações marcam o início do ano em Icó
Icó Uma festa dedicada ao Senhor do Bonfim é também uma das mais antigas do Estado. São mais de 260 anos de peregrinação em louvor ao santo, recentemente reverenciado durante as comemorações da Festa do Senhor do Bonfim, durante a qual orações marcam o início do ano na cidade. As novenas com caminhadas e terços são uma demonstração a grande devoção ao Senhor crucificado.

Em dezembro, período de forte devoção na cidade, com grande participação popular, acontecem os novenários em homenagem à Imaculada Conceição e também ao Senhor do Bonfim. Milhares de pessoas participam. Porém há uma característica diferenciada dessa forma de manifestação de fé em relação a expressões religiosas de cidades como Juazeiro do Norte, onde, em períodos determinados, acontecem as grandes romarias do ano.
Retorno
Em Icó, há o que frei Rogério Severino de Lima considera mais uma "piedade popular" do que propriamente uma romaria. A estimativa é de que pelo menos 50 mil pessoas participem dos festejos religiosos, que se encerram em 6 de janeiro. Durante os novenários e missas, é grande a participação de filhos de Icó que moram em outras localidades e retornam nessa época do ano para reverenciar o santo e reencontrar familiares e amigos.

É no dia 6 de janeiro que os católicos comemoram a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar principal. A festa é realizada no Largo do Theberge, em frente ao santuário do Senhor do Bonfim. A festa mais esperada na cidade é o momento de agradecimentos pelo ano que passou e estender o pedido de bom ano ao que chega.
Imagem
A igreja dedicada ao Senhor do Bonfim foi erguida em 1749 e, recentemente, passou à categoria de santuário. No altar principal, está a imagem do santo, que veio de Portugal para Icó, há 261 anos. A imagem, depois de sair de Portugal, chegou a passar por Salvador, onde há a maior devoção do País ao Senhor do Bonfim. Ela foi levada ao Município cearense pelo capitão-mor, Bento da Silva de Oliveira.

Segundo o frei Rogério, o amor ao santo é tão antigo quanto à fundação da cidade. Quando é período de festa, ressalta, a cidade muda de roupagem. A movimentação também tem reflexos no comércio, gerando empregos informais e renda.

O religioso vê atualmente um grande crescimento nas romarias e atribui a uma maior valorização da Igreja Católica com o novo milênio.

E essa realidade, diz ele, se vê nas festas de padroeiros nos grandes centro e comunidades rurais. O Santuário recebe todos os dias devotos e é organizado para recebê-los, com atividades semanais.

Toda semana, às sextas-feiras, é organizado o dia de devoção, com orações. No final da festa deste ano, reuniram-se, durante a celebração de encerramento, 25 paróquias. No dia 1º de janeiro, quando aconteceu a procissão com a imagem do Senhor do Bonfim pela cidade, os festejos foram encerrados com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos. Mais informações
MAIS INFORMAÇÕES
Santuário do Senhor do Bonfim
Largo de Thérberge
Centro Histórico
Icó - Ceará
Telefone: (88) 3561.1052
ELIZÂNGELA SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág