janela descendo

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fortaleza quer ser destino ´estrela´

Clique para Ampliar
Objetivo da Setfor é tornar a Capital famosa no mundo inteiro, como outros lugares no Brasil, a exemplo de Salvador











641 mil americanos visitaram as atrações turísticas brasileiras durante o ano de 2010. Da Argentina, vieram 1,4 milhão de turistas no mesmo período.

O jornalista viajou a convite da Prefeitura/Setfor
ILO SANTIAGO JR.*
REPÓRTER
Visitantes

Segundo o Mtur, com base nas informações de 2010, 33% dos americanos foram ao Brasil para fazer negócios e 17% a lazer, com gasto médio por dia de US$ 151 e US$ 95 dólares, respectivamente. Fortaleza não aparece entre os principais locais procurados pelos estadunidenses, por isso o reforço na divulgação externa com a participação dos maiores encontros internacionais do segmento e a realização da "Noite em Fortaleza" em importantes centros internacionais.
Turismo de negócios
"Argentina foi, é, e vai continuar sendo por muito tempo o principal emissor. Vários fatores como a proximidade, por exemplo, explicam esse desempenho. No entanto, os dados revelam que os Estados Unidos continuam interessados no nosso País e viajando para cá", analisa Diego Gastman. Conforme informações do Mtur, houve um crescimento de 6,3% na quantidade de estadunidenses que entrara no Brasil em 2010 em relação a 2009, quando o número foi 603 mil, ou seja, quase 40 mil a menos do que o registrado no ano seguinte. O resultado foi tão significativo que bateu o recorde dos últimos quatro anos, que tinha sido registrado em 2008, com 625 mil. Os dados de 2011 ainda não foram fechados, mas poderá novamente ser positivo em termos de ingresso de americanos no Brasil, já que no montante absoluto de estrangeiros, o País atingiu a marca inédita de 5,4 milhões de turistas do exterior. Eles deixaram por aqui cerca de US$ 6 bilhões.
Em 2010, 641 mil americanos visitaram as atrações turísticas brasileiras. Já o vizinho sul-americano mandou 1,4 milhão.
Estrangeiros no Brasil
De acordo com o Ministério do Turismo (Mtur), os EUA são o segundo país que mais enviam turistas para o Brasil. Só perdem para Argentina.
Para a assessora institucional da Secretaria de Turismo da Setfor, Mônica Aguiar, a participação fortalezense foi considerada proveitosa, em Nova Iorque, por Fortaleza ter sido divulgada em eventos diferentes. Neste, em parceria com a Embratur, realizado pelo New York Times e American Express, e na Noite de Fortaleza, promovida pela Prefeitura Municipal.
"É um chance de se mostrar para os Estados Unidos, principalmente. Os americanos gostam de procurar algo novo, ainda desconhecido para eles. Daí a importância de Fortaleza estar presente na Feira", afirmou o analista de Mercado da Embratur, Diego Gastman.
Em um estande bem diversificado montado pela Embratur, com direito a um palco com apresentações de dança e música tupiniquins, Fortaleza ficou ao lado desses destinos mais reconhecidos mundialmente, sobretudo, pelo público estadunidense.
Participação
Nova York O trabalho de divulgação de Fortaleza durante a feira de turismo internacional The New York Times Travel Show, realizada em Manhatan, no último fim de semana, tem um propósito ousado: transformar a Capital cearense em mais um destino "estrela" localizado no Brasil. De acordo com a Embratur, essa denominação é dada a cidades ou pontos turísticos famosos no mundo inteiro. No País, é o caso dos destinos Cataratas do Iguaçu, Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág