O consumo por adolescentes de líquidos de higiene bucal e álcool gel como se fossem bebidas alcoólicas tem preocupado as autoridades americanas. Um adolescente chegou a morrer no Novo México após o uso do produto, destilado artesanalmente.
"São necessários apenas alguns goles e você tem um adolescente bêbado. Não há dúvida de que isto é perigoso", disse Rangant ao jornal Los Angeles Times.
Ainda não se sabe o tamanho do problema nos Estados Unidos, mas especialistas da área de saúde afirmam que uma tendência pode estar nascendo entre os jovens, principalmente nos Estados da Califórnia e Novo México.
Receita na internet
Apesar de o número de casos ainda ser relativamente pequeno, Rangant afirmou ao jornal que a prática pode facilmente se transformar em um problema maior. Líquidos de higiene bucal e álcool gel são baratos e acessíveis.Além disso, alguns adolescentes estariam encontrando na internet receitas para destilar estes produtos e transformá-los em álcool puro.
Isto deixa o produto final com teor alcoólico altíssimo, já que o álcool gel usa uma fórmula de no mínimo 60% de álcool para matar bactérias.
A polícia de Albuquerque, no Estado do Novo México, relatou que os efeitos causados por estes produtos podem ser diarreia, problemas de visão, cegueira, problemas de memória, danos a órgãos do corpo, alguns destes irreversíveis.
No Novo México já foi registrada uma morte devido ao consumo de líquidos de higiene bucal.
Especialistas em saúde aconselharam os pais a manterem estes produtos fora do alcance dos adolescentes.
"Nos últimos anos, eles (os adolescentes) já ingeriram todo tipo de coisa. Xarope para tosse chegou a ser muito atraente, jovens usaram isto... Queremos ter certeza de que isto não aproveite a mesma tendência", disse ao Los Angeles Times a médica Helen Arbogast, coordenadora do programa de prevenção a ferimentos e traumas do Hospital Infantil de Los Angeles.
BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário