A Fifa anunciou ontem os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O argentino Messi, do Barcelona, o espanhol Xavi, também do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foram os selecionados para a disputa da Bola Ouro, a ser entregue no dia 9 de janeiro. Já o brasileiro Neymar, que chegou a entrar na lista de 23 candidatos, não conseguiu ficar entre os três mais votados.
Astro do Santos, Neymar era um dos dois brasileiros entre os 23 indicados pela Fifa, mas o único que atua num clube do Brasil - o outro era o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona. E, mesmo com apenas 19 anos e jogando fora da Europa, ele chegou a ser apontado como um dos favoritos a entrar no grupo dos três finalistas. Mas o sonho acabou nesta segunda-feira, com a escolha de Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo.
A escolha dos três finalistas foi definida pelo voto dos participantes da eleição, os técnicos e capitães de todas as seleções nacionais, além de jornalistas selecionados pela revista francesa France Football. Assim, Messi terá a chance de ser eleito o melhor jogador do mundo pelo terceiro ano seguido, enquanto Cristiano Ronaldo busca a premiação pela segunda vez (ganhou em 2008) e Xavi sonha com a conquista inédita.
Neymar, porém, não deixará de participar da cerimônia de premiação na Fifa, no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Ele entrou na lista de finalistas para o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, ao lado do próprio Messi e do inglês Wayne Rooney, do Manchester United. O gol dele que concorre nessa disputa foi marcado na derrota do Santos para o Flamengo, por 5 a 4, em julho, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
"Estou muito feliz de ter ficado entre os 23. Já é uma felicidade muito grande, já é um título conquistado. E fico muito feliz por estar entre os três finalistas ao prêmio de gol mais bonito", afirmou Neymar, que ainda está na lista dos 55 indicados pela Fifa para formar a seleção ideal de 2011 - essa votação é feita pelos mais de 50 mil atletas da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais (FIFPro).
Feminino
Apesar da ausência de Neymar, o Brasil está na disputa do melhor do mundo entre as mulheres. Depois de vencer a eleição nos últimos cinco anos, a brasileira Marta é novamente uma das três finalistas e busca o prêmio da Fifa pela sexta vez seguida, mas não é favorita. A japonesa Homare Sawa e a norte-americana Abby Wambach, que foram destaque no Mundial da Alemanha, são consideradas as principais candidatas.
fonte: Diáriode Mogi
Nenhum comentário:
Postar um comentário