O Governo do Distrito Federal realiza, a partir desta segunda-feira (5), um mutirão para reconstruir a mama de mulheres que tiveram o seio retirado por causa de um câncer. As operações serão feitas gratuitamente até sexta (9), nos Hospitais Regionais da Asa Norte e da Asa Sul, em Brasília, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), que será celebrado durante todo o mês de março.
As cirurgias serão feitas em 54 mulheres que passaram por mastectomia (retirada da mama) no último ano. Uma equipe de 40 cirurgiões, incluindo médicos da rede pública de saúde e voluntários da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vão trabalhar para concluir o mutirão nesta semana.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a quantidade de atendimentos a esses casos cresceu no último ano. Enquanto em 2009 e 2010 a média de operações anuais era de 70, em 2011 foram 165 cirurgias.
A secretaria atribui o crescimento à contratação de novos profissionais e aos mutirões, que reduziram a fila de espera para a reconstrução de 300 para 120 mulheres. A meta é zerar esse número até o fim do ano.
A iniciativa dos mutirões partiu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que pretende auxiliar na cirurgia de reconstrução mamária de 600 mulheres em todo o país durante esta semana. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 50 mil mulheres têm o diagnóstico de câncer de mama no Brasil.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário