No lugar do caderno e caneta, a pipoca e o refrigerante; em vez da carteira, da lousa e do professor, a poltrona, a tela e um filme. Ontem, 250 alunos de escolas dos municípios de Ocara e Maracanaú, que fazem parte do projeto Jornal na Sala de Aula, iniciativa do Diário do Nordeste, participaram de uma sessão especial de cinema, no Shopping Iguatemi.
A parceria entre o projeto, o Iguatemi e o UCI Cinemas vai realizar, todos os meses, sessão de filme para crianças de escolas beneficiadas pelo Jornal na Sala de Aula. O filme será escolhido conforme a faixa etária dos estudantes. Ontem, foi exibido "Alvin e os esquilos 3".
Confira vídeo
Quando os alunos chegaram ao shopping, a alegria tomou conta do local. Muitos deles mostravam ansiedade, pois essa era a primeira vez que iriam entrar em uma sala de cinema. Apesar do nervosismo, todos aguardaram, em fila, a sua vez de receber o refrigerante e o saco de pipoca.
Depois, aos poucos, eles foram entrando na sala onde o filme seria exibido. Alguns mostraram hesitação por causa do escuro. Mas, após se sentarem nas poltronas, a alegria e a agitação ficaram evidentes.
Desde a chegada no shopping até o início da sessão o estudante Gabriel dos Santos, 8, não tirava o sorriso do rosto. Ontem, foi a primeira vez que ele teve a oportunidade de assistir a um filme no cinema. "Achei o cinema muito grande e bonito", comentou.
A pequena Valesca Silva de Almeida, 8, já tinha ido ao cinema em outras oportunidades, porém, dessa vez, ela achou mais divertido porque foi com todos os seus amigos da escola. "Assistir com os amigos fica muito mais legal", disse.
Aula diferente
Para a diretora da Escola de Ensino Fundamental Edson Queiroz, do município de Maracanaú, Maria Rosângela Moura Miranda, essa foi a oportunidade para que as crianças tenham uma aula diferente que alia entretenimento e cultura.
Maria Rosângela acredita que sair um pouco do ambiente da escola também pode beneficiar os pequenos. "Muitos desses jovens nunca foram ao cinema, e hoje eles têm a chance de ter essa experiência com muita diversão", frisou.
Cidadania
O projeto Jornal na Sala de Aula já foi implementado em mais de 60 municípios do Ceará, atingindo 115.000 estudantes e 5.200 professores em 1.600 escolas.
A proposta é estimular a leitura do jornal possibilitando a aproximação de novas leituras e seu uso como um instrumento para o exercício da cidadania das crianças. A iniciativa acredita que, com a capacitação dos professores para o uso transversal desse meio de comunicação, a leitura do jornal nos ambientes escolares permite a contextualização dos fatos do cotidiano. O projeto possibilita, assim, que os assuntos ensinados em sala de aula se tornem ainda mais relevantes e significativos, além de permitir uma leitura analítica e crítica do jornal, extraindo informações importantes que poderão basear as decisões dos alunos.
O programa desenvolvido tem alcançado resultados significativos em todas as escolas participantes. Melhoria das notas e da leitura dos estudantes, realização de trabalhos em grupo e espírito de equipe são alguns dos saldos positivos alcançados até o momento com a ação.
Outras mudanças sentidas nas escolas, após a implantação do projeto desenvolvido, é a integração de estudantes especiais, além de uma maior motivação por parte dos alunos para frequentarem assiduamente a sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário