Implantar o Sapipa Informativo nas escolas de Pentecoste ( salas de aulas ) entendo que seria uma colaboração educacional de grande valia, uma vez que, além do estímulo citado abaixo, o jornalzinho, passa a ser mais atraente por inúmeros motivos e, principalmente, devido seu conteúdo ser de notícias locais e regionais despertando automaticamente maior curiosidade aos alunos.
Cidadania
O projeto Jornal na Sala de Aula já foi implementado em mais de 60 municípios do Ceará, atingindo 115.000 estudantes e 5.200 professores em 1.600 escolas.
A proposta é estimular a leitura do jornal possibilitando a aproximação de novas leituras e seu uso como um instrumento para o exercício da cidadania das crianças. A iniciativa acredita que, com a capacitação dos professores para o uso transversal desse meio de comunicação, a leitura do jornal nos ambientes escolares permite a contextualização dos fatos do cotidiano. O projeto possibilita, assim, que os assuntos ensinados em sala de aula se tornem ainda mais relevantes e significativos, além de permitir uma leitura analítica e crítica do jornal, extraindo informações importantes que poderão basear as decisões dos alunos.
O programa desenvolvido tem alcançado resultados significativos em todas as escolas participantes. Melhoria das notas e da leitura dos estudantes, realização de trabalhos em grupo e espírito de equipe são alguns dos saldos positivos alcançados até o momento com a ação.
Outras mudanças sentidas nas escolas, após a implantação do projeto desenvolvido, é a integração de estudantes especiais, além de uma maior motivação por parte dos alunos para frequentarem assiduamente a sala de aula.
O projeto Jornal na Sala de Aula já foi implementado em mais de 60 municípios do Ceará, atingindo 115.000 estudantes e 5.200 professores em 1.600 escolas.
A proposta é estimular a leitura do jornal possibilitando a aproximação de novas leituras e seu uso como um instrumento para o exercício da cidadania das crianças. A iniciativa acredita que, com a capacitação dos professores para o uso transversal desse meio de comunicação, a leitura do jornal nos ambientes escolares permite a contextualização dos fatos do cotidiano. O projeto possibilita, assim, que os assuntos ensinados em sala de aula se tornem ainda mais relevantes e significativos, além de permitir uma leitura analítica e crítica do jornal, extraindo informações importantes que poderão basear as decisões dos alunos.
O programa desenvolvido tem alcançado resultados significativos em todas as escolas participantes. Melhoria das notas e da leitura dos estudantes, realização de trabalhos em grupo e espírito de equipe são alguns dos saldos positivos alcançados até o momento com a ação.
Outras mudanças sentidas nas escolas, após a implantação do projeto desenvolvido, é a integração de estudantes especiais, além de uma maior motivação por parte dos alunos para frequentarem assiduamente a sala de aula.
fonte: "Cidadania" - DN (Sugestão- Sapipa Informativo)
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