janela descendo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

APOSENTADORIA DO INSS

Agendar pedido de benefício leva 16 dias

Clique para Ampliar

 
Nova gerência regional prometeu se adaptar e agilizar atendimento

Clique para Ampliar


Grande demanda e a atual estrutura da regional do órgão em Fortaleza são apontadas como justificativa
Natural na vida de boa parte dos trabalhadores com mais de 65 anos (homens) e 60 anos (mulher), a concessão da aposentadoria urbana por idade vem se tornando demorada, mesmo quando não era para ser. Entenda: desde 2009, a lei 128/08 determina que todo o processo de aposentadoria do beneficiário seja de, no máximo 30 minutos. No entanto, o tempo médio para agendar a visita na qual o cidadão dá entrada no benefício tem uma média de 16 dias, de acordo com informações do novo gerente executivo do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Fortaleza, Júlio César Araújo.

Pela regra, a visita é agendada por telefone e foi criada para agilizar a burocracia do processo, que chegava a ser de até 30 dias antes da publicação da lei, em 2008. Porém, o gerente afirma que a "grande demanda" e a atual estrutura da regional do órgão acabam impedindo isto.

"Então, esse tempo depende do posto. Na próxima semana, a gente pode abrir o sistema e ter vagas para a próxima semana, depende muito e é o que queremos agilizar nesse atendimento", acrescenta. A sede do INSS em Fortaleza, apesar do investimento de R$ 20 milhões e a promessa de que será uma das mais modernas do País, está em obras há dois anos e tem previsão de estar pronta "em março ou abril de 2012". Até lá, a gerência dos 60 municípios da regional do órgão na Capital, uma das três do Estado do Ceará, segue dispersa na cidade.

Como todo atendimento feito pelo órgão nos oito postos de Fortaleza, o volume da demanda também é o motivo apontado por Araújo para a definição de quantas pessoas serão recebidas por dia em cada local.

"Nós estamos recebendo uma grande procura para a atualização dos dados por vínculos de trabalho, principalmente devido ao requerimento para o Seguro Desemprego. Então, uma quantidade muito grande de trabalhadores tem marcado idas aos postos", justificou.

Na última segunda-feira, 26 de setembro, entre 8h50 e 10h20, quando a reportagem visitou o posto do INSS da Avenida Senador Pompeu, no Centro da Capital, apenas quatro pessoas tinham sido marcadas com o objetivo de darem entrada na aposentadoria por idade, das quais uma faltou e as outras três não haviam chegado.

Diariamente, um número entre 700 e 800 pessoas são atendidas diariamente naquele posto e, segundo o técnico previdenciário Hildo Nogueira, uma média de 10 pessoas tem sido marcada por dia para dar entrada no benefício. Durante o ano passado, 25.557 aposentadoria por idade foram concedidas, enquanto, em 211, já foram 16.701, entre janeiro e agosto.Os que dão certo
Já na estatística dos beneficiários atendidos pelos postos do INSS em Fortaleza, o gerente da regional afirma - "por já ter trabalhado nos postos - que 25% não consegue dar entrada na aposentadoria em 30 minutos, podendo o tempo se estender até 45 dias, segundo prazo máximo estabelecido pela direção nacional do órgão. "Depois desse tempo, o valor pago no benefício é retroativo", garantiu. Araújo ainda argumentou sobre parte do pessoal que comparece ao INSS e tem problemas na comprovação de alguns serviços. "Apresentando a carteira profissional e tendo um comprovante do que nela está descrito, nós podemos fazer no mesmo dia. Mas não na mesma hora, pois para atualizar cadastro exige a participação de dois servidores: um que inclui o pedido e outro que homologa", explicou.


Melhorias em 30 dias
Tendo assumido o cargo de gerente da regional Fortaleza há 15 dias, Araújo prometeu melhorias dentro de 30 dias, principalmente, no que excede a aposentadoria em 30 minutos e finda por comprometer o funcionamento do programa.

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA - REPÓRTER
fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág