janela descendo

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Servidores do IJF param atividades na segunda


Clique para Ampliar
A Associação dos Servidores do IJF afirma que apenas serviços de urgência e o trabalho dos médicos funcionarão normalmente
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Também no próximo dia 13, os funcionários da Emlurb e do Samu farão assembleias para decidir se haverá greve
Os servidores e empregados públicos dos Instituto Dr. José Frota (IJF) decidiram, na manhã de ontem, que vão paralisar suas atividades a partir das 7 horas de segunda-feira, dia 13. Antes, eles tinham resolvido que a greve começaria no domingo, mas, em virtude da grande demanda naquele hospital no fim de semana, acharam por bem iniciar a paralisação por tempo indeterminado só na segunda-feira.

De acordo com a presidente da Associação dos Servidores do IJF, Ana Miranda, o início da greve obedece o prazo legal de 72 horas entre a declaração e a paralisação das atividades. "No IJF, só funcionarão normalmente os serviços de urgência e emergência e o trabalho dos médicos. No entanto, a marcação de consultas, exames e cirurgias eletivas ficará comprometida", avisa Ana Miranda.

A presidente da associação acrescentou ainda que os salários atuais dos 2.500 servidores municipais que o órgão tem, variam entre R$ 540 e R$ 800 por jornadas de 120 horas mensais. Entre as principais reivindicações da categoria, estão o restabelecimento das horas noturnas e o recebimento de gratificação por serviços prestados em fins de semana e feriados.

"Não recebemos adicional noturno desde o início de 2010. Em nossas reuniões, sempre batemos nessa tecla, mas até agora não fomos atendidos", completa Ana Miranda.

A paralisação faz parte dos esforços pela Campanha Salarial 2012, do Sindicato do Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), que envolve também outros grevistas, como a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Além de reajuste de 20% no salário base, o Sindifort pede a realização de concursos públicos para a investidura de novos servidores efetivos.

Conforme cronograma de assembleias de servidores por órgão, o Sindifort agendou para segunda-feira, às 8 horas, a da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e da Usina de Asfalto. Às 10 horas, será a vez do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizar sua assembleia. Na terça-feira, dia 14, às 7 horas, os servidores do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) vão se reunir.

Convocação
O Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou representantes da Procuradoria Geral do Município, da AMC e do Sindifort para uma reunião na próxima segunda-feira, a partir das 15 horas. No encontro, o órgão vai intermediar no sentido de procurar a conciliação entre as partes litigantes, no caso, os agentes de trânsito, que se encontram de greve e a Prefeitura de Fortaleza.

Já os agentes comunitários de saúde e sanitaristas de Fortaleza, em greve há 15 dias, se reuniram em manifestação durante toda a manhã de ontem, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A presença de guardas municipais impediu que o grupo de grevistas ocupasse o prédio da Secretaria.


fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág