janela descendo

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais uma pérola de nossa Câmara de vereadores de Pentecoste

Os Vereadores de Pentecoste mais uma vez tentam fazer as coisas na surdina da noite. Como todos sabem, no passado foram feitas algumas reuniões para se reformular a Nova Lei Orgânica do Município de pentecoste, visto a que está em vigor, já tem mais de 20 anos.  E, como todos sabem, foram feitas diversas intervenções por parte da sociedade civil que, juntamente com sindicatos e advogados, tentaram melhorar ou retirar os artigos, que de cara, retirariam os direitos adquiridos pelos servidores ao longo dos anos. Tendo sido discutidos pontos polêmicos da lei, ficou para se mostrar uma nova proposta para a sociedade por parte do executivo. Para tanto, depois dessas discussões, é do conhecimento de todos que nunca se havia falado nessa lei. De repente, hoje, numa sessão da Câmara,foi apresentado o projeto onde, segundo a Vereadora Dr.  Valéria, recebeu um telefonema do Presidente da Câmara, dizendo que não haveria sessão. Para surpresa da vereadora, não só houve, como votaram uma lei que cria o conselho anti-drogas, embora o projetos não tenha sido discutido na Câmara. Mas o pior, foi apresentado na Câmara, sem o conhecimento de ninguém, Projeto que modifica a Lei Orgânica. É muita safadeza de um povo desse. É querer fazer hora com o povo; fazer o povo de besta, como que dizendo: vamos fazer o que nós quisermos, só para mostrar quem é que manda.
Gente isso é uma falta de respeito no mais alto grau. O que havia ficado combinado com com os representantes da sociedade era que, após haverem feito as modificações, se marcaria uma Audiência Pública para que todos pudessem tomar conhecimento de como tinha ficado a Nova Lei. E olha só o que fazem. Gente isso é maldade para com o povo. Não há outra forma de expressar nossos sentimentos. Primeiro em relação ao executivo, que que desrespeita as instituições que representa o povo. A gente sabe que isso é o que sempre fazem, mas achávamos que pelo fato de haver ocorrido todos aquele processo de discussões em torno do projeto, levassem em consideração. Não. Nada é respeitado nesse município. Por outro lado, é o papel vergonhoso de nossos parlamentares. Estes que só tem o nome de representantes do povo, pois na realidade defende ao executivo. Estes, mesmo antes, nem sabia do que se tratava Uma Lei Orgânica. Se não fosse a posição da instituições e da sociedade, eles teriam votado a Lei naquela época lascando os trabalhadores num monte de artigos, prejudicando aqueles que trabalham a vida toda por este município.
Falo com sinceridade: é muita desprezo pelo povo. É muita raiva por estes que os colocou a todos no poder. Será que o que o povo merece é isso? Será que os nossos representantes sentem prazer em massacrar a sociedade? Não pensem os leitores que estou aqui ferido por algum motivo pessoal. Nada disso. Estou aqui é envergonhado por atitudes como estas que em nada engrandece esta cidade tão querida. Terra de milhares de pessoas que dão duro para  adquirirem o necessário à sua sobrevivência.  
Particularmente, fico indignado com a posição de nossa classe política, que em vez de estarem promovendo o bem ao povo, por meio de seus mandatos, tentam descaradamente destruir os sonhos de trabalhadores e trabalhadores. 
Assuntos como Concurso Público, o Pagamento do quinquênio, que são direitos dos servidores e que foram retirados, não fazem parte das discussões dos parlamentares. Isso sim, deveria acalorar os debates da Câmara. Outro assunto de alta relevância, que deveriam esquentar os debates de nossa Câmara de vereadores, deveria ser a transparência dos gastos de todos os recursos que entram no nosso município. Nada. Este tipo de assunto não faz parte; não entra em pauta. O que faz parte é um ou outro vereador que sobe na tribuna para tentar defender o que não há defesa. Como por exemplo, tentar justificar contas desaprovadas pelo TCM, justificar os gastos astronômicos com transportes para parlamentares da Câmara... O que é que o povo tira de proveito de discussões como essas? Me respondam os mais críticos e céticos. Eu estou certo ou estou errado? Gente eu queria que alguém pudesse discordar disso. Acho difícil, pois é o que acompanhamos durantes esses anos todos. 
É difícil. A mudança pode está ocorrendo mais muito lenta. Parece que todos continuam cegos e incapazes de promover a mudança. Parece que somos anestesiados diante da realidade. Que é isso?

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág