Atualmente, o Ceará é o maior produtor de tilápia do Brasil, respondendo por 20% do total produzido no País. Segundo dados da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), a tilápia é produzida em 60 açudes no Estado, distribuídos em 57 municípios, com destaque para Nova Jaguaribara, Orós e Pentecoste."Estima-se que a produção de tilápia envolva, diretamente, cerca de mil piscicultores em todo o Ceará", diz Albuquerque.
Entre fevereiro de 2011 e igual período de 2012, a produção de tilápia no Ceará registrou um incremento de 50%, conforme dados da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq). Para todo o ano de 2012, a expectativa é que a taxa de expansão seja mantida, com a produção passando de 20 mil toneladas em 2011 para 30 mil toneladas neste ano.
"Esse crescimento tem sido possível devido à ampliação da área para produção de tilápia, a partir de direcionamentos do governo federal, que normatizou o parque aquícola do açude Castanhão, localizado no município de Nova Jaguaribara", afirma o secretário executivo da Aceaq, Antônio Albuquerque.
Além da produção, o consumo da tilápia também vem crescendo nos últimos anos. Entre os fatores que contribuíram para essa expansão, está a mudança na cultura da tilápia, que, segundo o diretor técnico da Aceaq, Horácio Sousa, passou a ser criada em cativeiro, deixando de se alimentar de lodo e outros peixes menores e passando a receber apenas ração. Dessa forma, o peixe, que antes não era tão apreciado devido ao sabor terroso, hoje é comercializado em restaurantes de alto padrão, sendo conhecido por um público diversificado.
Segundo Antônio Albuquerque, fatores como sabor, frescor, textura e as qualidades nutricionais que a tilápia possui também contribuíram para que a popularidade do produto crescesse.
Fonte:Diario do Nordeste. via Blog Notícias de Pentecoste
Nenhum comentário:
Postar um comentário