janela descendo

sexta-feira, 9 de março de 2012

Venda de PCs deve crescer 4,4% neste ano, aponta Gartner


As vendas mundiais de computadores pessoais devem atingir a marca de 368 milhões de unidades neste ano. O volume, se confirmado, dever ser apenas 4,4% superior ao registrado em 2011, segundo projeção do Gartner. Até o fim de 2013, a previsão é de que sejam vendidos mais de 400 milhões de PCs.
O baixo crescimento é atribuído pelo diretor de pesquisas do Gartner, Ranjit Atwal, a forte demanda por tablets e smartphones no mercado mundial. "O acesso à internet e o uso de aplicações como e-mail e redes sociais, antes utilizados somente nos PCs, agora podem ser acessados também por outros dispositivos", ressalta. Segundo a pesquisa, a queda na venda de PCs deve ser amenizada pelo crescimento da procura por ultrabooks – computadores que têm características de um híbrido de tablet e notebook –, que devem ganhar maior participação de mercado no segundo semestre deste ano, além do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.

Ainda de acordo com o Gartner, a expectativa é de que os mercados emergentes impulsionem o crescimento do mercado mundial de PCs, no curto e longo prazo. "Estimamos que o desempenho tanto de 2012 como de 2013 sejam influenciados pelo crescimento nestes mercados, à medida que sua participação global aumente de 50%, em 2011, para cerca de 70%, em 2016."

tiinside

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág