janela descendo

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ressonar aumenta probabilidades de cancro, diz estudo

Os chineses e a sesta (foto: Reuters)

Quem ressona muito e sofre de graves distúrbios respiratórios durante o sono tem uma probabilidade quase cinco vezes maior de morrer de cancro, segundo um estudo norte-americano.

A relação explica-se pela falta de oxigénio durante o sono e que estimula o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam os tumores, segundo os cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison.

Os investigadores analisaram dados de mais de 1500 pacientes que participaram num estudo sobre Distúrbios Respiratórios Obstrutivos do Sono (DROS) ao longo de 22 anos.

Este problema também é associado a obesidade, diabetes, pressão alta, ataques cardíacos e derrames.

Os participantes deste estudo passaram por testes a cada quatro anos que incluíam análises de sono e respiração.
Os resultados mostraram que a probabilidade de morte por cancro aumentava drasticamente de acordo com a gravidade do distúrbio.

Enquanto pacientes com uma forma leve de DROS tinham apenas 0,1 vez mais probabilidades de morrer de cancro que aqueles não sofrem do problema, nos pacientes com uma forma moderada de DROS a possibilidade de morte por cancro duplicava.

Já naqueles com distúrbios graves de respiração, o risco aumentava 4,8 vezes.

Este estudo, apresentado na conferência internacional da American Thoracic Society, em São Francisco, será publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Fatores como idade, sexo, índice de massa corporal e fumo, que poderiam influenciar o resultado, foram levados em conta.


OTEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág