janela descendo

terça-feira, 22 de maio de 2012

Spaece-Alfa 2011: Confira o ranking dos municípios do Vale do Curu


O governo do estado do Ceará divulgou nesta segunda-feira, dia 21, o resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece Alfa), exame que verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará. 

Os números foram divulgados durante solenidade que contou com a presença do governador Cid Gomes e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Ao todo, foram avaliados 22.785 alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas do Ceará, para mapear o nível de desempenho dos estudantes cearenses. 

No ranking dos municípios melhor avaliados, Nova Olinda aparece em primeiro lugar com 282,4 de proficiência ajustada, seguido de Mucambo (258,8) e Tarrafas (250,8). As 150 escolas mais bem avaliadas foram homenageadas com o prêmio Escola nota 10 e receberam o reconhecimento com incentivo financeiro de R$ 2 mil por aluno. 

Já o município de Parambu (com 89,6) ficou com a pior colocação. Fortaleza (com 89,6) assumiu o penúltimo lugar entre os municípios com o pior desempenho na avaliação do Spaece. 

Na sequência, aparece Várzea Alegre com 98,5 de proficiência ajustada. No que se refere aos níveis de alfabetização, os municípios cearenses ficaram na faixa considerada satisfatória em 2011. 

Segundo a avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), todos os municípios obtiveram algum tipo de melhora e 178 deles atingiram níveis “desejáveis”. 

Mesmo assim, os municípios de Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Parambu ainda ficaram no nível “suficiente”, abaixo do desejável.

Resultado animador

Um dos resultados mais animadores da avaliação mostra que 81,5% dos estudantes são alfabetizados ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 40%. Esses resultados servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

Dentre os dezoito municípios componentes da macrorregião do Vale do Curu, Paracuru obteve o melhor índice de proficiência, alcançando 235,8 pontos. Itapajé é o 12º colocado da macrorregião.

Municípios do Vale do Curu
Clique na imagem para ampliá-la

Fonte: Blog do Marde via Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág