janela descendo

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O novo velho

 
Quem anda de ônibus ou frequenta espaços públicos já viu aquela plaquinha indicando que há um local ali reservado para os idosos. Muleta na mão, coluna envergada com a mão no lombar. Esta é a definição que temos dos idosos, segundo esta sinalização. Mas será que as placas retratam a realidade destas pessoas? De acordo com o movimento “A Nova Cara da 3ª Idade”, a resposta é não. O grupo pretende mudar o símbolo, com a justificativa de que ele não traduz o estilo de vida dessas pessoas. "Essa figura de bengala definitivamente não é reflexo de uma população saudável, que está em pleno crescimento", afirma o presidente da agência Garage, idealizadora do projeto.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que as pessoas com mais de 60 anos vão representar 32% da população mundial em 2050, superando, pela primeira vez na história, o número de crianças. “É difícil acreditar que o símbolo que encontramos nos ônibus, metrôs e em vários lugares da cidade represente o papel que estas pessoas têm hoje na sociedade, o nível de contribuição que podem trazer”, diz Max.

Mais ativos do que nunca, os idosos atuais estão procurando atividades para aliar bem estar do corpo e da mente. A aposentada Diva Santana Pereira, de 71 anos, faz pilates há mais de dois anos e afirma gostar de fazer várias atividades. "Sempre fiz muito exercício físico. Fazia diariamente mais de uma hora de ginástica com yoga e circuito de step e barra", conta a aposentada, que teve que abandonar o excesso de atividades após cair em uma rua da Savassi. "Eu acho que a gente fica mais bem disposta e animada para tudo", explica Diva. Aquela imagem da vovó sentada na cadeira de balanço, com um coque no cabelo e uma agulha de bordar nas mãos parece não atraí-la. "Eu sempre trabalhei fora e quando eu aposentei eu não parei de fazer cursos. A gente tem que prolongar a juventude. Não se sentir velha é o mais importante", pontua ela que atualmente faz curso de paisagismo no Inap.

O especialista em medicina esportiva e responsável pela Clínica Da Matta Fisio, Octacílio da Matta, explica que há um novo perfil de idosos. "Este perfil tem como características a extensão do tempo de vida produtiva ligada ao trabalho e lazer associados a estimulação da prática do esporte ou atividade física, que consequentemente melhora a qualidade de vida", explica o especialista, ressaltando que, para se ter boa saúde e bem estar, são necessários cuidados preventivos com a saúde e a prática de esportes ou atividade física. "Situações estas que estão em franco aumento entre os idosos", conclui.

Para a escolha do novo símbolo para representar os idosos, os organizadores do "A Nova Cara da 3ª Idade" criaram uma rede chamada itsNOON – www.itsnoon.net . Qualquer pessoa pode entrar na rede e criar seu símbolo. Serão selecionados 10 símbolos, que receberão R$500 cada, totalizando R$5.000. As 10 imagens finalistas serão exibidas em restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Porto Alegre para a escolha de um vencedor. Para custear as premiações e os gastos com divulgação, o grupo está aceitando "apoiadores", que têm interesse de ajudar financeiramente o projeto.

Confira o vídeo da campanha:

Para estar na moda, não tem idade

O blog gringo "Advanced Style" traz várias dicas para quem quer estar linda na terceira idade. Para acessar os vídeos com testemunhos de várias mulheres acima dos 60 que se preocupam com a elegância, clique aqui.
otempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág