Em em meio a seca que assola o nordeste brasileiro e em especial o estado do Ceará, como vem ocorrendo neste ano de 2012 que segundo especialista é a maior seca dos últimos trinta anos, podemos ver iniciativas simples poderia amenizar o sofrimento de muita gente.
Trata-se de um projeto simples, que não precisa de tecnologia nem de engenharia complicada, mas de grande eficiência para o combate a seca como é o caso das cisternas calçadão que comporta 52 mil litros dágua captadas pelas chuvas e que dá para irrigar pequenas plantações para subsistência de uma família melhorando até a qualidade de vida.
O Blog Notícias de Pentecoste tem percorrido várias comunidades pentecostense mostrando os efeitos da seca, encontramos no Distrito de Porfírio Sampaio, na comunidade de Serrote Branco, o Sr. António Chicó e sua esposa, a dona Lucy que tem uma cisterna calçadão que muda o cenário da seca em sua propriedade.
Tanto o Sr. Antonio Chicó, como seu Irmão o Sr. Lázaro que também tem uma cisterna calçadão, aproveitaram o que restou da água de um pequeno açude que estava prestes a secar e como não houve inverno, bombearam a água para as cisternas armazenando assim mais de 100 mil litros do precioso líquido que está sendo aproveitado para irrigar uma pequena plantação de hortaliças.
Veja no vídeo a entrevista com o Sr. Antonio Chicó e dona Lucy.
Zé da Legnas
Blog Notícias de Pentecoste
Nenhum comentário:
Postar um comentário