janela descendo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NATAL EM FAMÍLIA

Fechei as portas da Pizzaria do Sapipa na cidade de Pentecoste no dia de Natal. Fui com a família para capital Alencarina, a minha terra natal, Fortaleza, onde tenho muitos entes queridos, amigos e familiares.

Cada um tem sua opinião formada e seu ponto de vista próprio sobre o dia de Natal.
Na verdade comemora-se o dia do nascimento de Jesus, um dia de festa, um dia de aniversário, um dia cristão, um dia de grande lembrança e emoção; outros até fazem críticas e comentários diversos sobre as formas de comemorações, dúvidas sobre a data de 25 de Dezembro, enfim, são situações diversas que a humanidade tem até o direito de expressar-se.


Para mim, de uma certa forma tudo como era antes, até melhor, dependendo do ângulo que for visto, simbolicamente e com a evolução dos tempos e modernidade tudo é válido. Comércio aquecido, devido ao aumento de compras que incluem presentes, bebidas, comidas, vestuários, etc.

As famílias se reúnem para festejarem a seu modo e de acordo com seu poder aquisitivo, que por sinal a cada ano que passa aumenta a demanda de produtos de consumo, etc.
Com isso o número de Papais Noel simbólicos aumentam, estimulando mais presentes, sonhos e alegrias..

Pois é, o meu Natal também foi mais ou menos assim, nesses mesmos moldes citados. A nossa reunião familiar foi na residência de nossa irmã Suerda, onde ela com o meu cunhado, Pedro Júnior e filhos foram os anfitriões esse ano, a exemplo de anos anteriores, que foram na casa de mamãe ou de outros irmãos.


Tudo ocorreu nos padrões respeitando os conceitos de cada um sobre o dia da festa e como ela é festejada.


O que posso dizer que foi uma festa maravilhosa, onde obteve-se a rara oportunidade de reunir gerações e gerações, com seus diferentes modos de pensar e agir, abraçando-se expotaneamente, e, a reunião, além de muitos familiares e amigos, claro, que por motivos até de força maior não compareceram todos, houve o que posso chamar de raridade, estiveram juntinhos após algum tempo sem isto acontecer, meus queridos e amados seis irmãos. Posso até afirmar que, devido à distancia, problema de saúde e outros, não foram suficientes para que nós irmãos não comparecessem a esse encontro com todos e principalmente com nossa querida mãe.


Enfim, tudo como manda o figurino, nada ou quase nada faltou, foi tudo muito bom.
Nesse espírito heterogêneo de festa, onde já foi dito os fatos, que o mundo capitalista tenta dominar tudo, o que me deixou deveras feliz foi que, a palavra prevaleceu, a oração do "Pai Nosso" veio a tona, o pensamento dito do menino Jesus foi lembrado e, acima de tudo e de todos a Paz reinou em todos corações.
Feliz e próspero ano novo pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág