Hora da coroação - Fonte: O POVO Online/OPOVO/Esportes
Copa do Mundo Feminina começa amanhã. A incontestável Marta busca título inédito
Melhor do planeta, Marta já amargou o vice no Mundial. Agora é a vez de colocar o ouro no peito (TEH ENG KOON/AFP)
Serão 22 dias, 32 partidas, 16 países e 336 jogadoras. Entre elas, uma terá pela frente o desafio de transformar todos os prêmios individuais numa conquista coletiva. Marta, eleita por cinco vezes seguidas a melhor do planeta pela Fifa, nunca ganhou a Copa do Mundo (chegou perto em 2007 com o vice-campeonato). Agora, na Alemanha, a camisa 10 vai tentar mais uma vez comandar o Brasil na conquista do título máximo do futebol feminino.
A Copa começa amanhã, mas a Seleção, que está no Grupo D, só estreia no dia 29 (quarta-feira) contra a Austrália, em Mönchengladbach. Depois encara a Noruega, dia 3, em Wolfsburg. Por fim, fecha a primeira fase em Frankfurt, dia 6, diante da Guiné Equatorial. Com o elenco que o técnico Kleiton Lima tem, o Brasil não deve ter dificuldades para avançar.
O desafio mesmo parece ser superar as falhas nos momentos de decisão. Nas Olimpíadas de 2004 e 2008, o Brasil perdeu na final. Ambas para os Estados Unidos. Em 2007, na Copa do Mundo, foi a vez de amargar uma derrota para a Alemanha. “Está mais do que na hora de ganharmos a Copa”, disse Marta, em entrevista à revista ESPN deste mês. “Este ano é especial. É um título que já tivemos nas mãos, mas que deixamos escapar”, completou a craque.
Favoritismo
Além do Brasil, Estados Unidos e Alemanha despontam como as seleções favoritas a levantar a taça. Porém, o grupo formado por Japão, Nigéria, Noruega e Suécia incomoda. Esses times completam a turma dos que participaram de todas as edições dos Mundiais - a Copa da Alemanha é a sexta da história da categoria. A ausência é a China, forte candidata que não conseguiu vaga para a competição.
A briga pelo título mundial deste ano vai ser a última nos atuais modos de disputa. A partir de 2015, a Copa das mulheres terá 24 seleções entre as concorrentes. Portanto, é bom Marta vencer logo. Depois, a missão ficará ainda mais complicada.
NÚMEROS
85 - GOLS
A seleção dos EUA foi a que marcou mais gols até hoje na Copa feminina. Foram 85, um a mais do que a Alemanha.
539 - GOLS
Em 148 jogos já disputados em cinco edições de mundiais femininos, foram anotados 539 gols.
AS EQUIPES
Grupo A
Alemanha
Canadá
Nigéria
França
Alemanha é favorita com sobras. Aposta no talento de duas das maiores atletas do esporte, Birgit Prinz e Alexandra Popp. A França é outra força do grupo. Classificou-se para o Mundial com 11 vitórias e um empate.
Grupo B
Japão Nova
Zelândia
México
Inglaterra
O Japão aparece como o quarto colocado no ranking da Fifa. É a melhor seleção do grupo mais fraco da Copa do Mundo e fez bons amistosos preparatórios.
Grupo C
EUA
Coreia do Norte
Colômbia
Suécia
O favoritismo é todo dos Estados Unidos, bicampeões mundiais e país que mais investe no futebol feminino. Suécia e Coreia do Norte devem lutar pela segunda vaga, com leve favoritismo para as suecas.
Grupo D
Brasil
Austrália
Noruega
Guiné
Brasil não deve ter dificuldades. Marta e companhias vão encarar uma Noruega envelhecida e uma Austrália ainda em construção. Guiné só aparece com a força física.
Bruno Formiga - brunoformiga@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário