janela descendo

domingo, 19 de junho de 2011

EUSÉBIO Quadrilha é desarticulada

No comando das investigações, a delegada Ana Lúcia Almeida conseguiu prender cinco integrantes do bando
(bosk)
FOTO: KIKO SILVA

Ladrões que agiam em condomínios de luxo furtaram mais de R$ 100 mil em objetos, como TVs de LCD e joias

Madrugada do dia 31 de dezembro de 2010, em um condomínio de luxo, situado na localidade de Tamatanduba, no Município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Aproveitando os preparativos para a festa do Ano-Novo, dois homens invadem uma das residências e furtam TV LCD de 46 polegadas, monitor de LCD, joias e aparelhos celulares. Depois do arrombamento, fogem sem deixar pistas.

A cena se repetiu por 17 vezes durante sete meses, em diversos condomínios da região, até que a quadrilha de arrombadores começou a ser desarticulada pelos inspetores da Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME), sob o comando da delegada Ana Lúcia Almeida. "Cinco já estão presos e já temos a identificação dos dois últimos integrantes do bando", disse.

Durante o período em que agiram, os arrombadores furtaram objetos em um valor aproximado de R$ 100 mil. Foram 11 TVs LCD, com tamanhos variando de 32 a 60 polegadas, três notebooks, DVDs, 11 Playstation, quatro máquinas digitais, além de joias e celulares.

Segundo as investigações da Polícia Civil, a ação era sempre a mesma. Dois homens conseguiam ´romper´ as cercas elétricas instaladas nos muros dos condomínios, entravam nas residências e faziam um ´verdadeiro arrastão´. Em uma das casas, os ladrões fizeram necessidades fisiológicas e depois espalharam as fezes pelas paredes. Os objetos eram levados por uma Kombi até os receptadores.

Após serem  serem flagrados por câmeras de segurança instaladas em alguns dos condomínios atacados, os bandidos começaram a ser identificados pelos policiais civis. "Conseguimos identificar inicialmente os dois que entravam nas casas, Francisco Edineudo Alves Maia, o ´Homem Aranha´ e o Marcelino Pereira da Cunha", disse Ana Lúcia Almeida.

O primeiro foi preso por força de mandado de prisão assinado pelo juiz José Cavalcante Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Eusébio. Marcelino também teve a ordem de prisão expedida pela Justiça Estadual, mas permanece foragido.

Após a prisão de Edineudo, os demais integrantes da quadrilha foram sendo identificados e detidos. De acordo com Ana Lúcia, em uma única operação foram capturados, o responsável pelo transporte do material furtado, Francisco Josimar Paulino Alves e Luís Jales Costa de Sousa. Em seguida, foi a vez da mulher de Edineudo, Kathiane Rodrigues Lima, e o irmão dela, Kewton Rodrigues Lima.

Com eles, foram encontrados parte dos objetos retirados das residências. Contudo, a titular da DME lembra que as investigações ainda não foram concluídas. "Avançamos bastante e os furtos pararam, mas ainda temos dois integrantes do bando foragidos e estamos trabalhando para que eles sejam presos", afirmou. Além de Marcelino, o outro suspeito foragido é Francisco Haroldo Lima Vieira. Ele é apontado pela Polícia como o homem para quem a maioria dos objetos era repassada. Os dois têm ordem de prisão expedida pela Justiça Estadual.

Além de Marcelino e Haroldo, os inspetores da DME trabalham para localizar os últimos integrantes da quadrilha de assaltantes comandada por Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´, morto em confronto com a PM. Segundo a Polícia, Francisco Wellington da Silva, o ´Etim´ e Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´, são também tão perigosos quanto ´Salsicha´. Eles são responsáveis por várias mortes e assaltos nos Municípios de Eusébio e Aquiraz.

Fragilidade

Além da ousadia dos assaltantes, as constantes ações criminosas em condomínios no Eusébio são decorrentes da fragilidade dos sistemas de segurança de alguns desses locais, na opinião da delegada Ana Lúcia Almeida.

Segundo ela, as cercas elétricas eram desligadas ou danificadas com facilidade. Além disso, conforme a delegada, em alguns casos, funcionários desses condomínios repassavam informações aos membros das quadrilhas sobre as casas que estavam vazias ou aquelas com maior facilidade de entrada.

Cinco pessoas acusadas de integrar o bando de arrombadores foram presas em operações da Polícia Civil, no Município de Eusébio

EMERSON RODRIGUES -REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág