janela descendo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Falhas no Enem: no Rio, 1.100 estudantes recebem cartão com local de prova errado


Candidatos descobriram mudança de endereço ao acessar o site do exame, onde cartão de confirmação pode ser reimpresso. Organização admite a falha

Uma alteração no local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 afetou cerca de 1.100 estudantes no Rio de Janeiro. Quem recebeu o cartão de confirmação com o endereço do prédio da reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) deverá, na verdade, dirigir-se ao prédio da faculdade de Letras, a menos de 200 metros de distância. A Cesgranrio admitiu a falha.
O endereço já corrigido - Avenida Pasteur, 436 - pode ser conferido na internet, no site do Enem, onde é possível reimprimir o cartão de inscrição. Aliás, foi acessando o site que muitos estudantes descobriram que estavam com o endereço errado. As provas no Enem acontecem neste fim de semana, nos dias 22 e 23, às 13h00, para 5,4 milhões de candidatos. 
O exame coleciona um histórico de falhas nos últimos anos, o que preocupa os estudantes. Em 2009, houve vazamento das questões após a prova ter sido roubada de uma gráfica. Em 2010, uma série de erros na organização - incluindo a suspeita de vazamento do tema da redação, problemas na impressão dos gabaritos e na montagem das provas amarelas - decepcionaram os candidatos.
Outras alterações - O Ministério da Educação (MEC) informou no início da tarde que, além do Rio de Janeiro, outros nove locais de prova tiveram de ser alterados. Em Manaus, em razão das fortes chuvas, os estudantes que fariam as provas em três escolas que acabaram destelhadas foram remanejados para outras unidades. Em Humaitá, também no Amazonas, os estudantes de uma outra escola também foram realocados em função de danos provocados pelas chuvas.
No município de Além Paraíba, em Minas Gerais, o barulho proveniente de um festival de motociclismo obrigou os organizadores do Enem a mudar um local de prova. Em Cametá, no Pará, a festa do padroeiro da cidade também forçou a transferência de candidatos para outras salas de aula.
No Distrito Federal, estudantes que fariam as provas em uma escola da zona rural, na cidade-satélite do Paranoá, foram transferidos para o perímetro urbano daquela cidade em função de dificuldades com o transporte público.Em Fortaleza, candidatos de duas salas foram transferidos porque a escola não oferecia condições favoráveis à realização das provas. Em São Gonçalo do Amarante, também no Ceará, houve remanejamento porque as salas previstas acabaram interditadas. 
De acordo com o ministério, em todos os locais onde houve trasferência, serão disponibilizadas vans para levar os estudantes do antigo para o novo local de prova. Ainda segundo o MEC, todos os candidatos afetados serão avisados via SMS, e-mail e telefone. Os locais atualizados estão disponíveis na página eletrônica do Enem
FONTE: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág