janela descendo

sábado, 24 de dezembro de 2011

Casamento piora a aparência, diz um estudo norte-americano


Nova York, EUA. É comum encontrar pessoas que não cuidam da forma física depois que se casam. Por outro lado, solteiros também tendem a relaxar se ficam muito tempo sem namorar ou procurar um parceiro. Esses e outros exemplos mostram que os relacionamentos amorosos exercem grandes influências no estado de saúde das pessoas.


Essas alterações no comportamento foram comprovadas em uma pesquisa norte-americana publicada no periódico científico "American Journal of Epidemiology". Entre 1987 e 2005, os cientistas examinaram a forma de agir de 8.871 adultos com média de idade de 45,6 anos - sendo 6.900 homens.


Além disso, os norte-americanos monitoraram o estado civil e alguns fatores que indicam a boa forma física, como o índice de massa corporal (IMC), a frequência de atividades físicas e o consumo de cigarro e álcool.


Os especialistas descobriram que as mulheres solteiras que se casaram tiveram redução da aparência saudável, enquanto o divórcio foi relacionado a uma pequena melhora do visual masculino. "Nos homens, há uma tendência de declínio da forma física enquanto permanecem solteiros. Quando se casam, porém, a piora da forma física é ainda maior", afirmam os pesquisadores. Por outro lado, as mulheres que ficaram solteiras melhoram o corpo, algo que não foi observado naquelas que se casaram.


Os resultados comprovam a hipótese inicial de que o casamento exerce uma influência negativa nos hábitos de exercício e alimentação dos parceiros. Entre as conclusões, os pesquisadores afirmam que há, de fato, queda na qualidade da forma física dos homens após a união formalizada.


Entretanto, continuar o casamento favorece a aparência, uma vez que as pessoas divorciadas tiveram o visual prejudicado se comparadas com as que mantiveram a união. Portanto, dizem os pesquisadores, o casamento não deve ser apontado como o único culpado de influência negativa aos hábitos de vida saudáveis.

Dicas para continuar bem fisicamente

Faça atividades físicas regularmente
Alguns exercícios são melhores quando praticados com o próprio parceiro; além de saudável, isso estimula a convivência entre o casal.
Evite alimentos muito calóricos ao longo da semana
Compre muitas frutas, verduras e legumes
Não deixe de fazer suas atividades favoritas só porque se casou
Marque encontros com amigos para manter seu ciclo social
Renove guarda-roupa e valorize seu visual

Segunda união é mais favorável às mulheres

Nova York. Diferentemente dos homens avaliados pelos pesquisadores, as mulheres divorciadas são mais saudáveis quando se casam novamente.


Aquelas que permaneceram divorciadas durante o estudo apresentaram uma forma física pior que aquelas que constituíram nova relação. Entretanto, dados estatísticos sobre a diversidade entre esses dois grupos indicam pouca diferença.


O estudo contou com as contribuições de levantamentos feitos por uma clínica no Estado do Texas, nos Estados Unidos. A informação de estado civil do grupo foi atualizada pelos próprios indivíduos. Para a equipe liderada pelo especialista Francisco B. Ortega, esse foi o primeiro estudo que considerou a associação entre o estado civil e a forma física.

O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág