janela descendo

sábado, 10 de dezembro de 2011

Individualismo da sociedade onde vai parar?

A cada dia que passa tem-se visto crescer mais e mais a cultura do individualismo em nossa sociedade. Esse fato pode ser comprovado no número, cada vez maior, de pessoas que moram sozinhas. Segundo o IBGE, esse número ultrapassa o de famílias com cinco integrantes e nos últimos vinte anos só vem aumentando. No país já são seis milhões e novecentas mil pessoas que aderiram a esse tipo de moradia, o que representa 12,2% dos domicílios brasileiros.

Qual é a causa disso?

Um dos motivos é que o capitalismo, sistema-econômico que incentiva os indivíduos na busca de seus interesses próprios e exige pessoas disposta a dar a vida por um emprego que ele pode garantir só por hoje, está cada vez mais arraigado em nossa sociedade e traz como conseqüência a dedicação dos trabalhadores na busca de desempenhar seu serviço com mais capricho e alegria, contribuindo assim para o sucesso da empresa e garantindo com isso o salário no final do mês.

Esse processo gera nos indivíduos uma necessidade cada vez maior de trabalhar mais para gerar mais renda e poder ver seus sonhos sendo realizados e, para isso, levam uma vida muito mais agitada e, ao chegar a casa, tudo que desejam é ter silêncio e liberdade para fazer o que quer.

Além disso, outro fator que ocasiona o individualismo nas pessoas é o medo de manter uma relação a dois, isso porque qualquer tipo de relação gera desgaste e implica em conflito, o que é contrário à paz e tranqüilidade que as pessoas buscam. Também existem as pessoas que tem aquela vontade eterna de curtir a vida sem compromissos e outras que querem investir mais na carreira profissional, por isso que os relacionamentos sérios parecem estar entrando em extinção.

A verdade é que as prioridades estão mudando e outras áreas da vida estão recebendo mais empenho das pessoas que a afetiva.

Jamilly Campos Lima
Professora da Rede Municipal
jamillycampos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág