No Tempo dos Coronéis, escrito pelo jornalista Ciro Saraiva, levou dois anos e meio para ser escrito e será lançado hoje, na Assembleia Legislativa
O jornalista Ciro Saraiva conversou ontem como O POVO sobre o seu mais recente livro, que será lançado hoje (FÁBIO LIMA)
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
thiagopaiva@opovo.com.br
Resgatar a história política do Estado do Ceará, tomando como base o período em que coronéis se revezavam no controle do cenário político regional, dando forma a um verdadeiro ciclo de poder. Por cerca de dois anos e meio, esta foi a atividade sobre a qual se debruçou o jornalista Ciro Saraiva, que lança hoje, na Assembleia Legislativa, o livro-reportagem No Tempo dos Coronéis. Idas e vindas, alianças e rompimentos. Todas as relações que se estabeleceram nas gestões de Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra, durante o regime militar, estão documentadas em 316 páginas.
Em visita ao O POVO, na noite de ontem, Saraiva afirmou que o principal fator que lhe motivou a recontar a história foi a “intrigante” transição no Governo do Estado, em 1986. Então governador, Gonzaga Mota, que era filiado PDS, fez de Tasso Jereissati, à época ligado ao PMDB, seu sucessor. A reviravolta na aliança entre Gonzaga e os coronéis, naquele ano, fez do hoje tucano governador do Estado pela primeira vez.
Conflito revelado no trecho do livro que trata dos percalços que levaram Gonzaga Mota à lançar a candidatura de Tasso com o objetivo de “eliminar os coronéis”, a contra-gosto daqueles que se perpetuavam no poder.
“Tasso Jereissati foi surpreendido com a escolha de seu nome. Primeiro, porque Gonzaga Mota nunca revelara a disposição de se libertar totalmente dos coronéis. Segundo, porque Tasso havia se submetido, há menos de dois meses, à implantação de cinco pontes de safena”, relata. O aval para a candidatura de Tasso veio de seu médico, que afirmou que a atividade faria “muito bem ao processo de recuperação”.
Tasso: presença ilustre
Ciro Saraiva integrou o governo de Gonzaga Mota e também participou da campanha eleitoral de Tasso Jereissati em 1986. Para ele, seria um prazer se o ex-senador comparecesse à cerimônia. Por sinal, o tucano será alvo de um de seus dois futuros livros, que remontaram o período antes e depois dos coronéis. “Clientelismo é uma coisa que não se acaba nunca. Se o governo Tasso também teve disso, eu não sei. Vou estudar isso agora, não vou me precipitar”.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Ciro Saraiva atuou na comunicação de órgãos públicos e privados. Diretor de jornalismo da TV Ceará e secretário de Comunicação Social do Governo do Estado, integrou a campanha eleitoral que elegeu Tasso Jereissati governador, em 1986.
SERVIÇO
Lançamento do livro No Tempo dos Coronéis:
Quando: Hoje, às 19 horas
Onde: Assembleia Legislativa.
Valor da obra: R$ 30,00.
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário