Lei restringe o ato de fumar em locais como estabelecimentos comerciais e escolas. Empresas também terão que acabar com fumódromos.

É proibido fumar em locais fechado, públicos ou privados, em todo o país. A lei antifumo foi sancionada nesta quinta-feira (15) pela presidente Dilma Rousseff.
Por causa de lei estaduais ou municipais, em muitas cidades brasileiras, fumar só é permitido ao ar livre ou dentro de casa. Agora, a regra vai valer para todo o país. Fica proibido fumar dentro estabelecimentos comerciais, condomínios, escolas e repartições públicas. É uma lei federal.
Com isso, acabam os fumódromos, as salinhas destinadas aos fumantes nas empresas. Até os hotéis terão que ter quartos específicos para quem usa cigarro.
No Rio Grande do Sul, a lei estadual pegava bem mais leve com os fumantes. Em muitos bares e restaurantes, é possível ir para uma sala reservada como para fumar com tranquilidade, mas isso vai mudar. Para cumprir o que determina a lei federal, os fumantes terão que mudar os costumes.
No clube do tabaco fumar agora, só bem longe da sede.“Eu acho um absurdo porque em um ambiente fechado como esse, climatizado, tu não prejudica as outras pessoas. É uma discriminação sem fundamento”, argumenta a professora Elaine Cardoso.
Uma casa noturna de Porto alegre já se adaptou. Destinou uma área do lado de fora para quem quer fumar. “Tem que ser feita porque tem que atender uma necessidade do teu cliente porque as pessoas ainda fumam”, diz o empresário Alexandre Lopes.
A lei deve trazer benefícios até a quem não fuma. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo. No Brasil, as crianças são as principais vítimas.
“Pais que fumam perto das crianças têm que tomar cuidado, porque asma, na infância, está ligado a alguém que está fumando perto dessa criança", fala o pneumologista Celso Silva.
fonte: Jornal da Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário