A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) divulgou nota nesta segunda-feira a respeito da morte de oito pessoas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. De acordo com o órgão, uma investigação foi aberta para apurar as causas da morte e as medidas que serão tomadas caso seja comprovada a intoxicação com o remédio Secnidazol 500 mg, manipulado pela farmácia Fórmula Pharma, que foi interditada pela vigilância sanitária.
Segundo a nota a investigação epidemiológica está sendo feita pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e pela Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, e aponta mesmo para a possível relação entre os casos e a ingestão do medicamento.
Na inspeção, foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14 de novembro último. A investigação avalia também a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado como anti-hipertensivo.
Ainda segundo a SES/MG, a preocupação com mais casos de intoxicação continua, já que restam 62 cápsulas para serem localizadas. A SES recomenda às pessoas que tenham comprado medicamentos da Fórmula Pharma, que procurem a Secretaria Municipal de Saúde para fazer a entrega do mesmo para análise.
Estabelecimentos em Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé que estavam comercializando medicamentos manipulados pela Fórmula Pharma também foram interditados.
No último sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, acompanhados pela Polícia Militar, voltaram à Fórmula Pharma, com o objetivo de coletar mais provas que comprovem as suspeitas de manipulação incorreta do medicamento.
Para surpresa da equipe de fiscalização, ao chegarem ao local, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. Ficou determinado então a interdição total da Fórmula Pharma, que foi autuada em flagrante.
Ao todo, oito pessoas morreram com suspeita de intoxicação com o medicamento. A última morte registrada por este problema foi de uma jovem de 22 anos, que morreu na madrugada deste domingo. Um casal com sintomas de ingestão deste medicamento continua internado em um hospital da cidade.
Alerta à população
A SES/MG alerta que durante o período de investigação as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg e outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Alerta, ainda, que outros onze pacientes, inclusive de municípios vizinhos a Teófilo Otoni, podem ter usado o mesmo medicamento, como relata o próprio estabelecimento em documentos encontrados no local. Caso estejam de posse do medicamento, todos os onze pacientes devem interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.
Os sintomas de intoxicação medicamentosa são: hipotensão (queda da pressão arterial, braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (arroxeamento da pele) e sensação de desmaio).
Com SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário