janela descendo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ômega-3 e vitaminas B não ajudam a evitar câncer

Nova York, EUA. Um novo estudo realizado na França e que busca a relação entre as vitaminas do complexo B e o ômega-3 com a prevenção do câncer descobriu que não há efeito benéfico, ao menos para as mulheres, na ingestão dos componentes. Além disso, o consumo excessivo pode até ter efeitos negativos. 

Na pesquisa desenvolvida durante cinco anos, os estudiosos franceses dividiram 2.501 sobreviventes de doenças cardiovasculares, de 45 a 80 anos, em quatro grupos distintos. A primeira equipe ingeriu suplementos diários das vitaminas B-9, B-6 e B-12. A segunda foi instruída a consumir dois tipos de ácido graxo ômega-3. O terceiro foi nutrido com vitaminas B-6, B-12 e com ômega-3, e o quarto grupo foi mantido apenas com um placebo. 

Metodologia. Entre os participantes, havia 174 casos de câncer em estágios iniciais. Após fazer o controle de dezenas de outros fatores que poderiam influenciar os resultados, os pesquisadores descobriram que as vitaminas do complexo B e o ômega-3 não tiveram efeito nos homens. 

Contudo, os cientistas observaram que houve um aumento no índice de incidência de câncer e de mortalidade entre as mulheres participantes que tomaram ômega-3. 

A pesquisadora Valentina A. Andreeva, principal autora do estudo, disse que apenas 29 casos de câncer foram encontrados entre as mulheres, o que não é um número suficiente para tirar conclusões mais amplas.

A pesquisa foi publicada este mês, nos documentos do "The Archives of International Medicine", nos Estados Unidos. 

Traduzido por Luiza Andrade.

OTEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág