Jovens das áreas urbanas dos municípios de Pentecoste e Apuiarés, no Ceará, estado da região Nordeste brasileira, serão capacitados em agricultura com o objetivo de gerar emprego e renda. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) através do Projeto Empreendedorismo em Agricultura Urbana.
Durante um ano, 80 jovens de 16 a 30 anos de idade, moradores das áreas urbanas dos dois municípios cearenses, receberão formações e assessorias voltadas para a produção de hortaliças. A iniciativa é financiada pelo Fundo de Juventude do Programa das Nações Unidas de Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) e conta com apoio da Escola Profissionalizante de Pentecoste e com as Prefeituras das duas cidades.
A ação começará em abril de 2012 com o curso "Empreendedorismo em Agricultura Urbana" ministrado em parceira com a Escola Profissionalizante de Pentecoste. Wagner Gomes, diretor-executivo da Adel, explica que a intenção é "fortalecer a agricultura urbana". Além disso, trabalharão com os jovens para garantir emprego e renda através da produção agrícola. "Vamos aproveitar os quintais das casas. Um mapeamento mostrou que os quintais são grandes, mas subutilizados", afirma.
A iniciativa ainda pretende trabalhar a troca de experiências e saberes entre os jovens e a formação para que eles sejam sujeitos na transformação das comunidades em que vivem.
"Muitos desses jovens vieram do êxodo rural, moram na periferia desses municípios. O projeto trabalha com a geração de renda e a inserção desses jovens como atores do desenvolvimento das comunidades. A expectativa é que eles sejam futuras lideranças e agentes de transformação", comenta.
Durante o projeto, os integrantes da iniciativa terão formações técnicas - como manejo do solo, cultivo de hortaliças e produção de defensivos naturais -- e participarão de fóruns e intercâmbios sobre o assunto, além de assessoria técnica e familiar.
De acordo com Wagner, os participantes ainda serão acompanhados pela Adel através de outros projetos e programas de apoio ao empreendedorismo. A ideia é que eles também contem com o apoio do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo (FAE) da Agência para a implantação de Unidades Produtivas de Agricultura Urbana.
Fonte: Notícias de Pentecoste
Nenhum comentário:
Postar um comentário