Os cerca de 2,8 milhões de clientes da Coelce (Companhia Energética do Ceará) já contam, desde ontem, com uma tarifa de energia mais barata. Na média, os cearenses pagarão 7,61% a menos. Na chamada baixa tensão, a classe residencial de baixa renda contará com uma diminuição de 10,02% e a de demais classes, 4,75%. Já na alta tensão, a queda será de 6,36%.
A classe rural verá sua conta 6,21% menor, devido aos apelos de representantes do setor em audiência pública realizada no início deste mês com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iluminação pública terá uma retração de 7,47%. Os valores foram aprovados pela Aneel no último dia 17.
De acordo com a Agência, a conta dos consumidores da concessionária cearense têm em sua composição 29,4% somente de impostos (dos quais 23,9% são de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - e 5,5% de PIS/Cofins). Outros 36,3% referem-se à compra de energia propriamente dita, e 23,9% à distribuição (serviço prestado pela Coelce), e ainda 3,6% relativos à transmissão.
fonte DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário