janela descendo

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Energia já ficou mais barata para o cearense

Os cerca de 2,8 milhões de clientes da Coelce (Companhia Energética do Ceará) já contam, desde ontem, com uma tarifa de energia mais barata. Na média, os cearenses pagarão 7,61% a menos. Na chamada baixa tensão, a classe residencial de baixa renda contará com uma diminuição de 10,02% e a de demais classes, 4,75%. Já na alta tensão, a queda será de 6,36%.

A classe rural verá sua conta 6,21% menor, devido aos apelos de representantes do setor em audiência pública realizada no início deste mês com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iluminação pública terá uma retração de 7,47%. Os valores foram aprovados pela Aneel no último dia 17.

De acordo com a Agência, a conta dos consumidores da concessionária cearense têm em sua composição 29,4% somente de impostos (dos quais 23,9% são de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - e 5,5% de PIS/Cofins). Outros 36,3% referem-se à compra de energia propriamente dita, e 23,9% à distribuição (serviço prestado pela Coelce), e ainda 3,6% relativos à transmissão.

fonte DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág