janela descendo

sábado, 23 de junho de 2012

Escola de Canindé tem projeto pioneiro

Diretores, professores e estudante comemoram a iniciativa que já serve de referência para outras escolas até fora do Estado. A meta é desenvolver novo ambiente escolar, com mais diálogo entre docentes e alunos
Canindé Um projeto pioneiro desenvolvido pela Escola de Ensino Médio e Fundamental Frei Policarpo, localizada no bairro do Alto Guaramiranga, neste Município, está mudando o conceito educacional, aproximando o professor do aluno, diminuindo o tempo de aprendizagem e assegurando uma melhor disciplina curricular para quem assiste as aulas. "Uma Escola diferente fazendo a diferença", é assim que a direção encara a reorganização do Ensino Médio. Segundo o diretor da Escola, Márcio Sérgio, é nada mais que uma forma de garantir aos alunos um ensino novo e audacioso no horário diurno.

"No dia 7 de maio passado, implantamos o Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais, objetivando, como o próprio nome diz, ser o centro das ações - atividades que seriam desenvolvidas através de projetos de vidas dos nossos estudantes a se iniciar pela identidade e relacionamentos com os diversos atores do processo de ensino e aprendizagem", explica Márcio Sérgio. Segundo ele, quatro educadores foram capacitados para atuar no núcleo. Um no suporte pedagógico, na aprendizagem cooperativa, e três nas metodologias utilizadas no Projeto Com Domínio Digital, que junto com os demais aderidos pela escola É-Jovem, Diretor de Turma e Jovem do Futuro, formam a coluna sustentável da referida proposta.

"O Estado do Ceará é pioneiro na reorganização curricular e somente 12 escolas estão envolvidas no processo. A Escola Frei Policarpo é a única do Estado do Ceará que desenvolve esse tipo de programa educacional", assegura o diretor.

O sucesso é tão grande que no dia 18 de maio passado a Escola recebeu as visitas de representantes da Unesco, Secretaria de Educação do Estado, Institutos Unibanco e Aliança para que o Frei Policarpo, através da sua direção, apresentasse como vem consolidando todos os projetos numa única linha de pensamentos teórico pedagógico.

De 26 a 28 deste mês será realizado em Brasília o Seminário Nacional da Reorganização do Currículo do Ensino Médio e o aluno Luis Wanderson Pires Abreu, residente no Assentamento Sousa, que começou sua trajetória na Escola do Município Adauto Bezerra, irá representar o Ceará no evento e mostrar para os demais colegas as vantagens que encontrou no projeto. Wanderson já esteve em Belo Horizonte por ter ficado como semifinalista das Olimpíadas da Língua Portuguesa. Na disputa, ele ficou em terceiro lugar no País entre 220 concorrentes.

Referência
O projeto tem dado certo e já serve de espelho para escolas de Santa Catarina e Minas Gerais. "Nós já recebemos ligações da direção da Universidade Estadual do Ceará, querendo saber da possibilidade de estágio de professores desse importante núcleo de ensino, para conhecimentos da reorganização do ensino no Ceará. Vale ressaltar que apenas 12 escolas no Estado fazem parte dessa planilha educacional, mas somente o Frei Policarpo criou a nova metodologia", explica Márcio Sérgio.

No próximo dia 29, Márcio Sérgio estará em Fortaleza para explicar aos 11 colegas de escolas públicas como conseguiu esse fato inédito e pioneiro no Pais na Conferência de Reorganização do Ensino Médio.

Mais informações:
Colégio Estadual Frei Policarpo
Rua João Bastos - 2027
Bairro Alto Guaramiranga
Município de Canindé
Telefone: (85) 3343.6816

ANTÔNIO CARLOS ALVESCOLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág