janela descendo

terça-feira, 31 de julho de 2012

Brasil enfrenta Nova Zelândia em estádio 'escondido' entre parque e universidade


Contra a Nova Zelândia, nesta quarta-feira, no encerramento da primeira fase do torneio olímpico de futebol, a Seleção Brasileira masculina atuará em um estádio com 130 anos de existência. O St James' Park, em Newcastle, fundado em 1892, cidade no nordeste da Inglaterra (está a cerca de 450km de Londres) é a casa do tradicional time alvinegro que leva o nome da cidade e está envolto em controvérsia permanente.
Embora tenha sido rebatizado de Sports Direct Arena no fim do ano passado por decisão do proprietário do clube, o bilionário britânico Mike Ashley, os moradores da cidade, conhecidos como "Geordies", seguem chamando-o pelo nome original e, assim, a administração não teve alternativa a não ser manter a nomenclatura nos muros e nas sinalizações próximas ao local. Mas a polêmica que cerca a praça esportiva desde sempre é outra. O estádio, que após reforma no início do século passou a ter capacidade para mais de 50 mil espectadores, está ensanduichado entre um lindo parque, batizado de Leaze Park, também fundado ainda no século XIX, e os prédios que formam a Newcastle University, uma enorme cidade universitária com extensa avenida de casas para os estudantes de vários países e prédios de inúmeras disciplinas (a Seleção treinou na sua estrutura na manhã desta terça, porém em um campus afastado, no Cochrane Park).
Do Leaze Park é possível ver seu vizinho de concreto, o St James' Park (FOTO: Valdomiro Neto)
Traçando um paralelo, é como se o Pacaembu, em São Paulo, tivesse de um lado o Parque do Ibirapuera e do outro a cidade universitária da USP, com um espaço na fachada para a circulação de torcedores. A reportagem do LANCENET! caminhou por todos os arredores do St James' e pode constatar a composição inusitada que esse cenário proporciona.
No transcorrer da história,  por diversas vezes associações de moradores pediram o "deslocamento" do St James' (assim mesmo, com apóstrofo após o 'esse' para diferenciar de outros pontos que tem o mesmo nome) para uma área mais afastada. O incômodo deles é justamente em função do sossego no Leaze Park, obviamente perturbado em dias de jogos dos Magpies, apelido do time que origina-se de uma espécie de ave do mesmo nome que é a mascote do Newcastle. No parque, há muito verde, uma lagoa com patos e cisnes e um espaço para a prática de esportes.
Estátua em frente ao estádio dedicada ao ex-treinador dos Magpies "sir Bobby Robson" (FOTO: Valdomiro Neto)
O St James' é um dos sete estádios escolhidos pelo Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos (Locog) para receber as partidas de futebol feminino e masculino dos Jogos. Como nos outros espaços, sua estrutura está toda adaptada com insÍgnias da competição. Os anéis olímpicos enfeitam a fachada e há diversos emblemas referentes à competição. O estádio, que fica a poucos metros da principal estação de trens e ônibus da cidade, tem na entrada duas lojas oficiais com produtos do clube e dois tradicionais pubs que são frequentados pelos torcedores locais, o Strawberry e o The Blak Pull.
Ainda na entrada principal há duas estátuas em deferência a jogadores históricos do clube. O primeiro é Jackie Milburn, o segundo maior goleador da história do Newcastle com mais de 200 gols. Na pedra de sustentação está escrito Wor (nosso, em dialeto local) Jackie. Já a outra é em tributo ao conhecido "sir Bobby Robson", que jogou e dirigiu várias equipes inglesas, entre elas o próprio Newcastle de 1999 a 2004 (foi seu último clube), e a seleção do país nas Copas de 86 e 90.
Do outro lado do estádio há a Newcastle University, um complexo para estudantes do mundo (FOTO: Valdomiro Neto)
O Newcastle é um dos clubes mais tradicionais da terra da rainha. O time atualmente disputa a Premier Legua (a primeira divisão local) e terminou a última temporada num honroso quinto lugar. A equipe teve mais força em campo no primeiro quarto do século passado, quando conquistou quagtro vezes o troféu. Em 2010 o clube foi campeão da Segunda Divisão, a chamada Championship.
O Brasil enfrenta a Nova Zelândia no Saint James' Park nesta quarta-feira, às 10h30 de Brasilia (14h30 no horário local). Caso o time de Mano Menezes confirme a primeira colocação da chave (basta um simples empate para isso), seguirá em Newcastle para disputar no mesmo estádio a partida de quartas de final, já no sábado. O jogo terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág