janela descendo

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Partidos desconhecem número de candidatos

As siglas deveriam oficializar as chapas majoritárias e proporcionais durante as suas convenções
A maioria dos partidos políticos do Ceará ainda não sabe quantos candidatos deverão apresentar para disputar as eleições nos municípios do Interior. Durante a realização das convenções partidárias, que se encerraram no último dia 30 de junho, as agremiações deveriam oficializar suas candidaturas majoritárias e proporcionais, mas, até o momento, os diretórios estaduais de praticamente todas as siglas consultadas pelo Diário do Nordeste ainda não sabem quantos candidatos terão em algumas cidades do Interior.

Os partidos e as coligações têm até amanhã, às 19 horas, para apresentarem, no cartório eleitoral, o requerimento de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. De acordo com o secretário geral do PDT, Francisco das Chagas, a legenda ainda não tem informações precisas sobre o número de candidatos majoritários no Interior, ainda que a pretensão do partido seja eleger doze nomes nesses municípios.

"Ainda estamos no processo de registro de candidaturas e inserção desses candidatos no sistema. Nós só poderemos ter algo depois do prazo do dia 5 de julho (para o registro de candidaturas)", afirmou o dirigente, salientando não ter como realizar tal levantamento neste momento. "Os municípios estão todos preocupados em indicar os membros para partidos, com limites de gastos da campanha majoritária e de vereadores. Não estamos buscando isso agora porque, nessa fase, a ideia é fazer os registros", informou Francisco das Chagas.

Eleger
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), na eleição municipal de 2008, conseguiu eleger apenas um prefeito, no município de Capistrano, mas atualmente comanda o poder executivo também em Itaiçaba e Antonina do Norte.

O Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como prioridade reeleger praticamente todos os gestores das 15 prefeituras sob o comando da legenda, também não fechou o número de candidatos que terá, pois, de acordo com o vice-presidente estadual da sigla, Antônio Carlos, ainda faltam os "últimos detalhes" para realizar o balanço final.

Organização
Membro da direção estadual petista, Ticiana Studart Albuquerque disse que ainda está organizando as candidaturas, e que a intenção da legenda é ter de 60 a 70 candidaturas e duplicar o número de prefeituras, passando das atuais 15 para 30. Juazeiro, Barbalha, Crato, Quixadá, Sobral, Meruoca, Itapipoca, Trairi, Jaguaribe, Russas, Icapuí, Morada Nova, Limoeiro do Norte e Jaguaribara são alguns dos municípios que, segundo Ticiana Studart Albuquerque, o PT deverá trabalhar mais intensamente, uma vez que são tratados como prioridades no partido.

Investimentos
"A gente vai fazer investimentos em cidades polo, como no Crato e em Limoeiro do Norte. Iremos realizar uma força-tarefa para eleger muitos prefeitos. E nos municípios onde não teremos candidatos, tentar fazer o maior número possível de vereadores", salientou a dirigente.

No PSB, o secretário geral da legenda, o deputado estadual José Albuquerque, disse que o partido estava iniciando o levantamento sobre suas candidaturas ontem, pois alguns diretórios municipais de cidades em que a agremiação terá candidatos a prefeito demoraram para agendar as datas para as convenções. Segundo ele, o partido coleta os dados através de telefonemas para os cartórios eleitorais e também através de informações dos diretórios. "Amanhã (hoje), possivelmente, a gente terá fechado tudo, porque tem sempre aquelas complicações, sabe? É um que deixou isso, outro que saiu porque não tinha condições", ressaltou o deputado estadual Zezinho Albuquerque.

Posicionamento
O PMDB, de acordo com o vice-presidente da legenda, Gaudêncio Lucena, também não tinha um posicionamento sobre o número de candidaturas. A pretensão do partido era apresentar candidaturas em até 110 municípios do Interior, mas, segundo informou o dirigente peemedebista, esse número poderá ser menor até o fechamento dos registros de candidaturas. "Ainda não fechamos essa posição final. Teremos até o final (do prazo, no dia 5 de julho) para fazer isso. Por conta das coligações, tivemos que ter vice no lugar de prefeito e vice-versa. Estamos contactando os partidos através de telefonemas", declarou.

O PCdoB, que ainda não concluiu o trabalho de coleta de informações, acredita que nos municípios do Interior terá até 22 candidaturas postas no pleito de outubro próximo, com 17 candidatos a vice-prefeito. Segundo Viviane Rodrigues, que integra a direção estadual da sigla, as informações ainda estavam sendo colocadas e o quadro pode ser alterado até amanhã, prazo final para a solicitação do registro de candidaturas no TRE.

Candidato a prefeito de Fortaleza pelo PCdoB, o senador Inácio Arruda, no início de maio, chegou a dizer que o seu partido deveria ter aproximadamente 30 candidaturas postas, mas devido às mudanças no cenário local, alguns candidatos resolveram não postular em alguns municípios, No DEM, conforme informou o tesoureiro do partido, Antônio Nei, já estão fechadas 26 candidaturas entre prefeitos e vice-prefeitos, mas, conforme disse, até a conclusão dos trabalhos, poderá haver alterações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág