janela descendo

terça-feira, 3 de julho de 2012

Setor supermercadista no CE cresce 10% em 5 meses

O setor supermercadista cearense registrou elevação nas vendas superior à média nacional. Enquanto o acumulado dos cinco primeiros meses no Brasil cresceu 6,81% - segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) -, o Ceará fechou o período com mais de 10% de crescimento, segundo disse ontem, o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Aníbal Feijó.


Enquanto o Brasil registrou expansão de 5% no número de supermercados, o Nordeste anotou crescimento de 19,7%, em 2011 FOTO: TUNO VIEIRA

"A alta já se vê logo pelo aumento da população, que resulta na abertura de novas lojas para abranger um número maior de clientes, principalmente, no Interior do Estado", justifica Feijó, informando que atualmente, o Ceará já possui mais de mil lojas de supermercados.

A expansão do setor no Estado se deve também à melhora do poder aquisitivo das classes sociais consideradas mais baixas. "O Ceará é o local que apresenta o maior crescimento de lojas no País. Enquanto o Brasil teve 5% em 2011, o Nordeste registrou 19,7%. Isso é motivado pela expansão do poder aquisitivo das classes C e D", avalia o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Domingos Carvalho Cordovil.

Concorrência
Ele ressalta no entanto, que o setor precisa se preparar para os impactos que deve sofrer com a chegada da concorrência, a partir da introdução de novos modelos de lojas, menores e com produtos de primeira necessidade. "Isso é fruto de uma mudança da sociedade brasileira. Há muito tempo atrás, a mulher tinha tempo e fazia as compras de casa. Hoje, com sua inserção no mercado de trabalho, ela acaba voltando de lá com pouco tempo. Nesse momento em que ela sai do trabalho, do metrô, a loja vai fazer essa conveniência. A força da mulher tem transformado essa venda", explica Cordovil.

"Em relação ao impacto, muitas vezes, essas lojas vão acabar competindo com o supermercadista. Aquele que não se preparar, poderá ser afetado", aposta. Segundo ele, as novas lojas devem chegar ao mercado oferecendo preços mais baixos e com uma estrutura física menor.

Exponor abre hoje

Mais de 15 mil pessoas e 100 indústrias devem participar da Exponor - maior feira de supermercados do Norte - Nordeste, que transcorre de hoje até o 5 de Julho, no Centro de Convenções de Fortaleza, das 16 às 22h. O uso de sacolas plásticas será um dos temas de destaque do evento, que irá oferecer palestras, exposição de lançamentos, além de promover a troca de ideias entre os profissionais do setor.


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág