janela descendo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cigarros eletrônicos podem causar danos aos pulmões



Atenas, Grécia. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Atenas, na Grécia, descobriu que cigarros eletrônicos usados para substituir os tradicionais podem causar danos aos pulmões. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas contaram com 32 voluntários, sendo que oito nunca haviam fumado e 24 eram fumantes. Desses, 11 não apresentavam problemas nos pulmões e 13 tinham asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), mal que destrói os alvéolos pulmonares.

Cada uma das pessoas participantes do estudo usou os cigarros eletrônicos. Os pesquisadores fizeram, então, uma série de testes e mediram a capacidade pulmonar dos indivíduos após o consumo. 

Em quase todos os casos, o cigarro eletrônico aumentou a dificuldade de respiração. Em pessoas que nunca usaram fumo, a resistência das vias aéreas - conceito usado na medicina para descrever fatores que limitam o acesso do ar aos pulmões, causando problemas para respirar - teve crescimento variando de 182% a 206%.

Em fumantes que não apresentavam doenças, a resistência das vias aéreas cresceu de 176% a 220%. Já em pacientes com asma ou DPOC que fumam rotineiramente, o cigarro eletrônico não provocou alteração pulmonar, segundo o estudo. 

Os resultados da pesquisa foram apresentados anteontem, durante um congresso da Sociedade Europeia para Saúde Respiratória, realizado em Viena, na Áustria.

otempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág