Costumo dizer que sou a melhor e a pior cliente que uma empresa pode ter. Explico: se não gosto de um serviço, restaurante, etc…dificilmente reclamo para os proprietários ou faço sugestões. Simplesmente deixo de freqüentar. Por outro lado, acabo influenciando negativamente os amigos sobre o lugar e sou um incógnita para os mestres em marketing, porque eles nunca vão saber o motivo da minha perda.
Bom, com esse exemplo já dá para perceber que sou avessa a brigas ou processos longos e desgastantes. Essa sempre foi a minha premissa. O cara bateu no meu carro e não tem seguro? Deixa para lá. Eu pago a franquia para não me incomodar. Mas tudo nessa vida tem um limite, principalmente quando o assunto pesa no meu bolso.No mês de maio tomei vergonha na cara e fiz uma revisão de algumas contas, começando pelo celular. Resolvi ligar para a operadora, migrar de plano e cortar o uso de internet do Black Berry pessoal, já que estava usando da empresa e não precisava ter mais um gasto. Estava super feliz com a mudança, afinal iria pagar menos e ter mais. Fiz até minha mãe comprar um chip da operadora no Sul, assim poderia ligar para ela a qualquer hora sem custo algum. Grande economia! Meu orçamento estava super feliz, até que uma verdadeira bomba apareceu na minha porta: a conta monstruosa de R$ 800, 00 de uso de internet no celular.
Já era quase meia noite, mas imediatamente liguei para falar da confusão que fizeram. A atendente com ele jargão “estaremos verificando” disse que eu teria retorno em até 24 horas. No outro dia pela manhã, no caminho do trabalho, recebo uma ligação da TIM informando que a cobrança procedia e que eu tinha utilizado o serviço e deveria pagar. Não deixou nem eu falar e disse simplesmente que poderia parcelar em 10 vezes para mim. Como? Calma querida, você não está entendendo eu não usei mais a internet desde que cancelei porque nem era possível. O celular não acessava mais e tenho certeza disso que o aparelho era antigo e não tinha Wi-FI, não era morto para a web. “Se a senhora não utilizou, alguém usou o seu chip e a cobrança é devida sim!” Nossa, fiquei uma fera e aquela ligação estragou o meu dia.
Cheguei ao trabalho liguei para uma amiga e conterrânea que não foge de uma boa briga. A advogada Fernanda Guimarães, atua na área de direitos do consumidor, com quem já aprendi muito nas palestras da Expo Money, me tranqüilizou. Na hora comentou comigo que eu não era o primeiro caso e que muitas pessoas estavam com a mesma situação, só que infelizmente, a cada 10 pessoas atingidas, apenas 3 pessoas correm atrás dos direitos.
Tive que mudar a minha postura na hora da brigar e seguir as orientações da Fernanda de entrar com o processo. Não sei quanto tempo vai levar e como vai ficar, mas eles não podem se aproveitar das pessoas desse jeito. O mais curioso é que sou cliente há mais de 8 anos, sempre com conta pós-paga, débito em conta, nunca atrasei e nos últimos anos tenho um consumo razoável de R$ 300,00 por mês. Só porque troquei o plano, tive um desconto e minha conta caiu de valor eles acharam que eu deveria pagar mais? Ou acham que só porque sou loira (desculpe a brincadeira) vou pagar R$ 700,00 reais de internet ao invés dos R$ 69,90 que eu pagava de internet ilimitada. É inacreditável a cara de pau deles.
Como estou agora? Como não paguei a conta do mês passado, rapidamente eles bloquearam todos os serviços, inclusive o de bina. Então, se você me ligar, não espere que eu retorne porque estou “descelulada” como brinquei no trabalho. É duro, estou sofrendo, mas dessa briga não vou desistir, custe o que custar. E eles persistem no erro e não querem conversar. Já chegou uma nova conta de R$ 1.200,00 e se a liminar não sair podem inclusive me colocar no SERASA. Imaginem como estou arrasada? Mas estou calçada na lei e nos meus direitos.
Contei minha história para alertar todos sobre os seus direitos como consumidor. Fiquem atentos para não pagar taxas e cobranças indevidas. Um orçamento organizado ajuda bastante a apontar esses erros grosseiros.
Dica: Blog Diário de Consumo da Fernanda Guimarães, com várias dicas bacanas sobre os direitos do consumidor.
fonte VC S/A
Nenhum comentário:
Postar um comentário