Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir o valor da segunda parcela do 13º salário.
Cerca de 24,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o País irão receber o benefício.
O Ministério da Previdência começa a depositar o dinheiro amanhã, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo do INSS.
Recebem nessa data aqueles que têm cartão de pagamento de final 1 e 6. Na sexta-feira é a vez dos que têm cartão de fim 2 e 7. No dia 5 recebem aqueles com cartão de pagamento com final 3 e 8, e assim por diante.
Sistema
Os segurados que ganham um salário mínimo começaram a receber no dia 24. Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato.
A primeira parcela do 13º salário foi paga no fim de agosto, sem o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem paga o imposto. Agora, nesta segunda parcela, o desconto do IR será calculado sobre o valor total do 13º. Quem começou a receber o benefício neste irá receber o 13º proporcional.
SERVIÇO
É possível verificar o valor da parcela no extrato do benefício, disponível no site da Previdênciawww.previdencia.gov.br
Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato. A senha pode ser solicitada pessoalmente em um posto do INSS, após agendamento.
No caso do trabalhador que foi contratado após 16 de janeiro, o benefício será proporcional, sendo 1/12 do salário para cada mês trabalhado -lembrando que o período de 15 ou mais dias, pela legislação brasileira, é considerado mês integral.
Para saber o valor correto, basta dividir o salário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano. Assim, se um trabalhador foi contratado no dia 10 de maio, ele terá direito a 8/12 do salário como 13º.
Haverá isenção de IR se o valor integral do 13º salário for igual ou menor que R$ 1.566,61.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O 13º Salário, foi instituído pela Lei 4090, de 13/07/1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 03/11/1965. Pela lei, todo empregado tem direito a uma gratificação correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado.
O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário