Cuba e China inauguraram nesta sexta-feira em Havana um encontro bilateral para abordar a cooperação no setor de biotecnologia e assinar novos acordos dentro da área para os próximos cinco anos, informa a imprensa oficial da ilha caribenha.
O 6º Encontro sobre Cooperação Biotecnológica foi inaugurado com a presença do vice-presidente cubano, Ricardo Cabrisas; o ministro de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ilha, José Miyar Barruecos; e o vice-presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zhang Xiaoqiang.
Segundo um informativo da televisão estatal, Barruecos ressaltou na reunião que a cooperação bilateral em biotecnologia é de "natureza estratégica" e louvou o fortalecimento das relações conseguido entre as autoridades reguladoras dos dois países.
Já Zhang comemorou os intercâmbios tecnológicos e a ampliação das áreas de colaboração, além de manifestar o desejo de ampliar as produções conjuntas e realizar intercâmbios com terceiros países.
A "Agência de Informação Nacional" de Cuba indicou nesta sexta-feira que esses encontros contribuíram nos últimos anos para unir esforços de múltiplas entidades nas áreas de saúde, política regulatória, industrialização e pesquisa e desenvolvimento.
De acordo com a "Agência", os participantes da reunião desta sexta-feira destacaram conquistas na área de industrialização e nas relações entre instituições científicas encarregadas de produzir vacinas contra o diabetes, o câncer e as hepatites B e C.
Para este sábado, está prevista a assinatura de um novo convênio de trabalho para o período 2012-2016.
A China é o segundo maior parceiro comercial de Cuba - atrás apenas da Venezuela -, com um comércio bilateral que chegou a US$ 1,8 bilhão em 2010, segundo dados oficiais.
Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário