O Departamento de Transportes dos EUA publicou, recentemente, um estudo que pode desconstruir a essência de uma das maiores campanhas dos últimos anos. Eles afirmam que uma pessoa, ao falar no celular enquanto dirige, pode na verdade estar diminuindo suas chances de acidentes.
Os pesquisadores americanos apresentaram números para provar sua tese: nos últimos quatro anos, quando aumentaram os recursos tecnológicos para se comunicar por telefone enquanto se dirige, diminuiu sensivelmente o número de acidentes por 100 milhões de milhas (cerca de 160 milhões de quilômetros) viajadas nas estradas.
A explicação para isso, segundo os autores do estudo, é simples. Na estrada, o motorista que dirige sozinho passa muitas horas sem interagir com ninguém. Isso é especialmente perigoso nos Estados Unidos, onde as estradas costumam ser traçadas por quilômetros em linha reta, e profissionais como os caminhoneiros podem acabar pegando no sono durante a viagem. Falar ao celular, nesse caso, é uma medida para manter o motorista acordado.
As leis em vários países do mundo, incluindo os EUA e o Brasil, têm tentado reprimir a prática de usar o telefone na direção. Os pesquisadores criticam duramente essas resoluções, porque elas aumentaram o número de motoristas usando o celular para mandar mensagens ao invés de falar.
Essa tendência, segundo eles, é nociva: além do fato de que mandar mensagens também tira uma das mãos do motorista do volante, assim como as ligações, esse recurso exige que você desvie os olhos da estrada por várias vezes até terminar de escrever. O número assusta: a chance de uma colisão com o carro é 23 vezes maior através de SMS do que de ligações.
Os estudiosos explicam que não defendem o uso do celular normal, que continua tirando uma das mãos do volante. O ideal, explicam eles, é que os fabricantes procurem maneiras de melhorar as formas de comunicação no carro sem que o motorista precise segurar ou olhar para algo.
Já existem dispositivos tecnológicos destinados a permitir que a pessoa possa apenas falar enquanto dirige. Os sistemas de GPS com áudio, que evitam que você precise olhar para o mapa na tela, são uma das iniciativas positivas que eles defendem. [DailyTech]
Nenhum comentário:
Postar um comentário