O deputado Welington Landim disse que a visita objetiva informar sobre as ações do Estado e tranquilizar a população
O secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, deverá comparecer, hoje, à reunião da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre as providências do Estado em relação ao surto de Gripe A em Pedra Branca. Pelo menos 13 casos já foram diagnosticados no Município.
O deputado Welington Landin (PSB) disse que a visita do secretário reflete o entendimento de que é preciso tranquilizar a população sobre o problema, pois a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) já estaria tomando providências rápidas para controlar o surto.
Landim ponderou a falta de vacina contra a Gripe A no Estado, informando que o Ceará atingiu a meta de vacinação, de maneira que o grupo de risco (crianças, idosos e gestantes) está imunizado. "Há uma cobertura muito boa na cidade e na região", frisou, acrescentando que a Sesa já enviou, para Pedra Branca, remédios para cerca de mil pessoas, UTI móvel e maior contingente médico. "Um dado importante é que até agora não houve nenhum caso grave lá", declarou.
Welington Landim destacou também as medidas emergenciais tomadas pelo Município de Pedra Branca no sentido de evitar que a doença se espalhe, como o fechamento de escolas e a orientação à população. "As providencias de apoio, educação e alerta estão sendo tomadas", garantiu o parlamentar.
O deputado informou ainda que o secretário Arruda Bastos deverá detalhar melhor, na reunião da Comissão, quais são as indicações para tratar o problema, bem como explicar a necessidade ou não da vacinação imediata. "É preciso que a população se tranquilize", enfatizou.
Infectar
O deputado Heitor Férrer (PDT) disse aplaudir a iniciativa do colega Welington Landim de levar à Assembleia o debate sobre a Gripe A. "O Governo obviamente não tem culpa nenhuma de alguém de São Paulo entrar em contato com alguém de Pedra Branca e este se infectar", afirmou.
Férrer destacou que a doença não tem cura, mas tem tratamento. O deputado reclamou da falta de vacinas para imunizar os moradores das regiões infectadas e disse esperar que o secretário Arruda Bastos já leve à Casa soluções e melhorias nos índices da doença, além de uma resposta de como o Governo pretende imunizar os moradores de Pedra Branca.
"As autoridades dizem que não temos vacinas nem na Sesa e nem no Ministério da Saúde. E ai? Nós vamos cruzar os braços? Não. Não vamos deixar o povo morrer. Vamos buscar essa vacina onde ela exista, porque dinheiro o Ceará possui", declarou Heitor Férrer.
O deputado Welington Landim afirmou que a enquete epidemiológica realizada aponta que o surto de Gripe A em Pedra Branca foi iniciado com pessoas que, trabalhando no corte de cana em São Paulo, tiveram contato com o vírus e depois retornaram ao Município. "Isso tira a responsabilidade do Estado, mas não o trato daqui da frente", explicou Landim.
Diante do problema, o deputado Ferreira Aragão (PDT) sugeriu que a Sesa e os parlamentares se desloquem até Pedra Branca. "Uma força-tarefa pra que o caso não se alastre pro resto do Ceará", justificou ele, dizendo considerar a Secretaria frágil. "Precisamos cuidar da Sesa, que é o calcanhar de Aquiles do Governo", declarou.
Insuficiência
Discordando do colega, Landim disse que a Sesa é bem administrada. No seu entendimento, as dificuldades da pasta são fruto do problema nacional de insuficiência dos recursos da saúde. "Neste momento, nem existe equipamento nem equipe médica nem infraestrutura", disse.
Por outro lado, o deputado Welington Landim afirmou que, em dois anos, o Ceará deverá ter a maior estrutura de saúde pública do País. "Vamos precisar de financiamento para não ter que sacrificar outras áreas", alertou, defendendo a regulamentação da Emenda 29.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário