janela descendo

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia dos Namorados - Consumidor aproveita promoções

Aberta a temporada para a compra de presentes para o Dia dos Namorados nas lojas do Centro de Sobral

Sobral Com o Dia dos Namorados se aproximando, o comércio da cidade se adequa à data. Com promoções de desconto e parcelamentos especiais, o consumo aumenta. Na loja Realistic News, as promoções começaram no dia 26 de maio, data do aniversário da loja. A proprietária Nayanne Marques fala que o principal atrativo é o desconto. O valor das peças cai em até 50% e atrai mesmo quem não vai comemorar a data.

A secretaria Alice Moura é solteira e aproveita a ocasião para comprar. "Às vezes nem estou precisando, mas quando a promoção é boa, dá para comprar mesmo que seja para deixar guardado, como já fiz certa vez. Desde que não sejam produtos característicos para o Dia dos Namorados, as coisas não se perdem", afirma.

Segundo Nayanne, muitas vezes as mulheres entram procurando roupas para o namorado, mas acabam comprando para elas. "Não é incomum a mulher chegar aqui procurando o presente do namorado ou marido e acabar comprando cinco peças para ela e uma para ele. Às vezes, nem compram, afirmando que vão atrás de algo simbólico".

Fora isso, a lojista comenta que há maior pesquisa de preço por parte das mulheres, porém, os homens pechincham mais na hora de pagar. "Quando as mulheres chegam ao caixa, elas já sabem exatamente em quanto vai estar a conta e como pode ser parcelada, mas já o homem sempre tenta um desconto maior ou esticar as parcelas", diz ela.

O atendente Fábio Sousa confirma o comportamento. "Mesmo que o preço esteja bom, a gente tem sempre que tentar um preço melhor. Hoje em dia, não dá pra aceitar o preço que colocam logo de cara, uma economia sempre faz a diferença", diz.

Outro atrativo nas lojas são as marcas exclusivas. O proprietário da Groover, Hugo Mendes Parente Neto, está no ramo há apenas sete meses, mas tem ótimas expectativas quanto à data. Segundo ele, a procura por marcas exclusivas ou importadas tem sido volumosa. "Hoje o mercado está bem mais exigente quanto à qualidade do produto e do serviço. As marcas que já possuem nome sólido no mercado quase sempre são garantia de bons presentes. A Groover se esforça para trazer esse produto com a melhor oferta, dando ampla opção de parcelamento".

O casal Pedro Andrade e Jessica Parente resolveu fazer as compras juntos e optou por comemorar com o tema nipônico, com presentes estampados como mangás e jantar romântico na Casa do Sushi. "Dessa vez não vai ser só sushi. Com as promoções, vamos aproveitar para experimentar outros pratos, como o yakissoba, que ficou bem mais acessível".

Outra procura que cresceu foi a de produtos personalizados, de acordo a dona da loja Aquarella, Geisa Almeida Parente. Produtos como quebra-cabeças e canecas com fotos e nome do casal ficam na preferência, assim como a montagem de kits personalizados.

"A temporada do Dia dos Namorados iniciou com bastante pesquisa, tanto por parte dos homens quanto das mulheres. Hoje o consumidor não quer apenas um presente para o companheiro e sim vários. Para atender essa demanda, procuramos tanto manter cestas prontas quanto confeccioná-las com produtos que o consumidor traz, montando embalagens", afirmou.

De acordo com proprietários e gerentes, o investimento nas empresas especializadas em marketing faz a diferença em datas comemorativas. Hugo fala que a diferença entre o período do Natal e do Dia dos Namorados é imensa. "Como éramos uma loja recém chegada na época do Natal, pouca gente conhecia, mas contratamos uma empresa especializada em marketing e não nos arrependemos. As vendas tiveram um aumento considerável".

Mesmo com a ampla propaganda, o consumidor ainda pesquisa muito na hora de comprar. A estudante Marcela do Nascimento prefere comprar mais próximo da data. "Olho várias coisas. O presente tem que ser muito bem escolhido", afirma ela.

JÉSSYCA RODRIGUESCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág